A necessidade de reindustrialização para garantir a soberania sanitária do Brasil foi tema central da última reunião do Conselho Administrativo da ABIFINA, em junho. Um dos convidados foi Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Ele se comprometeu a levar ao ministro Geraldo Alckmin o pedido da ABIFINA para integrar as reuniões de trabalho do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
Moreira enfatizou a importância da reindustrialização para o governo, observando que “nenhum país passou por esse processo”. Mesmo países da Europa e Ásia, apesar de terem se desindustrializado, não chegaram a perder densidade produtiva como o Brasil. Ele também mencionou que o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e a indústria da química fina estão contemplados na nova política industrial.
Já Suzana Borschiver, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Conselho Nacional de Políticas Energéticas (CNPE), falou sobre a agenda política para o uso do gás natural como matéria-prima no Programa Gás para Empregar. Apontou ainda as oportunidades para a indústria da química fina. Ela mencionou que o gás natural é essencial na fabricação de produtos como fertilizantes e defensivos agrícolas.