REVISTA FACTO
...
Mar-Abr 2008 • ANO II • ISSN 2623-1177
2024
74
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Abifina em Ação

Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

ABIFINA presente no Fórum Nacional da Indústria

O Fórum Nacional da Indústria se reuniu em fevereiro e contou com a presença da ABIFINA, representada pelo então presidente, Luiz Guedes.

Organizado pela CNI o encontro consolidou as prioridades das associações setoriais visando debatê-las e encaminhá-las ao governo.

Em destaque esteve a ratificação dos termos da Convenção 158 da OIT, conforme proposta contida na Mensagem n° 59 do governo federal, enviada ao Congresso Nacional. A CNI mostrou interesse em convocar o empresariado para ampliar o debate sobre essa questão e defender a adoção de propostas que efetivamente modernizem as relações de trabalho no país.

O evento também trouxe o diretor João Carlos Ferras apresentando um panorama das políticas do BNDES e dos resultados alcançados através da palestra “A Agenda de Investimentos e Inovação: a Política Industrial, o papel do BNDES e das Associações Setoriais”.

Novas Moléculas

A ABIFINA recebeu proposta da Coinfar, joint venture formada pelas nossas associadas Biolab, Aché e União Química, para participar do Programa de Descoberta de Novas Moléculas.

O trabalho de desenvolvimento tecnológico usaria fundos setoriais que invistam em infra-estrutura de ICTs.

A intenção é atender às demandas por pesquisa e  serviços de empresas, sempre relacionado a um projeto demandado pela indústria.

ABIFINA presente no RETS

A primeira reunião do RETs em 2008 contou com a presença do conselheiro da ABIFINA, Lélio Maçaira. Realizada na sede da Abiquim, a reunião contou com uma análise das atividades da Protec disponíveis para a RETs em 2008 e os programas das entidades associadas para o mesmo ano.

A Protec tmabém organizou, em nome da RETS, uma reunião de trabalho com o Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antônio Elias. A  ABIFINA, representada pelo seu vice-presidente de Estudos e Planejamento, Marcos Oliveira, esteve no evento.

O objetivo da reunião foi fazer uma avaliação crítica do desempenho da política nacional de desenvolvimento e levar propostas de uma maior participação das Entidades Técnicas Setoriais nos programas de apoio às indústrias.

ABIFINA e Andef debatem taxação

ABIFINA e Andef se reuniram com a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler) no início de março.

Representada por Diva Arrepia, a ABIFINA esteve presente para discutir a cobrança de taxas instituída pela fundação através de resolução, publicada no fim de 2006.

CTIA reúne entidades e governos para debate

Luiz Guedes, ex-presidente da Abifina, representou a entidade durante a 30ª reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA) realizada em fevereiro.

Na reunião foram apresentados os resultados dos setores de insumos referente a 2007 e as perspectivas para 2008. Espera-se que o segmento de agroquímico cresça aproximadamente 10% em 2008.

Também foi a oportunidade de ABIFINA, ANDEF e SINDAG solicitarem ao Governo que trate prioritariamente do registro de produtos novos. O MAPA e a ANVISA, presentes na ocasião,informaram que o assunto merece prioridade, mas que pelo fato de serem moléculas novas exigiriam um significativo esforço adicional.
Durante o encontro a ABIFINA foi convidada a permanecer como membro efetivo do Câmara.

Acordos beneficiam a saúde

O vice-presidente da ABIFINA, Marcos Oliveira, compareceu à assinatura do contrato de transferência de tecnologia da vacina contra rotavírus a ser produzida pela Bio-Manguinhos.

O evento contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do presidente da Fiocruz, Paulo Marchiori Buss; do presidente da GSK Brasil; Otto Ewald; do presidente da GSK Biológicos, Jean Stéphenne; e do diretor de Bio-Manguinhos, Akira Homma.

A nova vacina protegerá as crianças brasileiras contra um dos maiores causadores de diarréia infantil, e foi recentemente incluída no calendário nacional de vacinação infantil.


Agroquímicos

A ABIFINA, representada pela gerente técnica, Diva Arrepia, participou do curso de treinamento para fiscalização de produtos agroquímicos.

Realizado  nas instalações da Superintendência Federal de Agricultura de Porto Alegre (RS), o curso abordou temas como toxicologia; uso correto e seguro de agrotóxicos; atuação do Inpev e contrabando de produtos agrotóxicos.


Grupo-tarefa debate farmoquímicos

Criado pelo diretor-presidente da Anvisa, o grupo-tarefa composto por representantes da ABIFINA e da Agência, coordenado por Farmanguinhos, reuniu-se no dia 6 de março para apresentar e discutir sugestões preliminares sobre os critérios para cadastramento de farmoquímicos.

A base da discussão foi um trabalho voltado para o cadastramento de fabricantes de farmoquímicos no Brasil que foi, inclusive, publicado na edição nº 11 da revista FACTO ABIFINA.

Farmanguinhos consolidou as contribuições recebidas no encontro e as apresentou ao presidente da ANVISA, em audiência que ocorreu no no dia 1 de abril.

ABIFINA em encontros da CEB

A analista de comércio exterior da ABIFINA, Noemy Padilha, participou de dois encontros da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB).

O primeiro, realizado no dia 3 de abril, tratou da proposta da CEB sobre acordo de livre comércio Brasil-México enviada ao governo em 2007. Além disso aproveitou-se a presença de representantes do governo para expôr um relato sobre reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio e sobre a Comissão Administradora do ACE 53, além de informar sobre a missão prospectiva da CNI ao México.

Já em 11 de abril, a reunião da CEB contou com a presença do Ministro Carlos Márcio Cozendey, Diretor do Departamento Econômico do Itamaraty, e discutiu a Rodada de Doha da OMC e da Rodada São Paulo do SGPC.

Editais da FINEP em discussão

A ABIFINA reuniu-se, no dia 9 de abril, com a Dra. Eliane Bahruth, Superintendente da Área de Planejamento da FINEP para avaliar os editais elaborados pela financiadora e para discutir modalidades inovadoras para tais editais, especialmente daqueles destinados à subvenção econômica às empresas.

O encontro resultou em sugestões que focaram os desdobramento dos editais (ou chamadas) por ano (dois) e por áreas prioritárias; a maior divulgação prévia, mais tempo para apresentar propostas; a priorização – e não exclusividade – para processos/produtos de interesse do governo; a busca do tratamento da “exclusividade” do interesse público com a modalidade “encomenda”; e da agregação de diferentes mecanismos de apoio (subvenção, financiamento, “seed capital”) em um mesmo edital. Acredita-se que tais sugestões deverão ser consideradas pela área de Planejamento da FINEP a partir de agora.

A entidade aproveita a oportunidade para convocar a apresentação de propostas na área de biotecnologia pois considera sua presença fraca atualmente pois vê esse setor como portador do futuro.

Fundos setoriais em destaque

A ABIFINA foi representada pelo seu vice-presidente de Estudos e Planejamento Marcos Oliveira no Seminário Integrado dos Fundos Setoriais – MCT.

Durante o encontro foram apresentados a política e o plano de ação do MCT para Inovação, Ciência e Tecnologia para o período 2008-2010, o balanço das atividades realizadas em 2007 e uma prospecção sobre as atividades de 2008.
Aproveitou-se o encontro para realizar uma reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Biotecnologia suja pauta principal abordou a análise das ações apoiadas financeiramente por mais de um Fundo Setorial.

ABIFINA apoiando boas práticas

Representantes da Coordenação de Insumos da ANVISA reuniram-se em São Paulo e iniciaram os trabalhos visando à realização do evento Boas Práticas de Fabricação, um treinamento que seria realizado em conjunto pelos setores regulado e regulador.

A gerente técnica da ABIFINA, Diva Arrepia e representantes de empresas farmoquímicas participaram do encontro. O evento está programado para setembro de 2008 e terá o apoio da entidade.

ABIFINA na diretoria da Protec

A nova diretoria e o novo conselho da Protec foram eleitos para o biênio 2008-2010 e conta com o vice-presidente de Estudos e Planejamento da ABIFINA, Marcos Oliveira, entre seus diretores. A Protec será presidida por Humberto Barbato, também Presidente da ABINEE e para Diretor-Geral da PROTEC foi reconduzido Roberto Nicolsky.

ABIFINA debatendo ICMS

A ABIFINA, representada por seu vice-presidente, Nelson Brasil, e o diretor de Assuntos Regulatórios de Fármacos, Nicolau Lages, reuniu-se com o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes.

O encontro teve como objetivo discutir uma proposta de isenção de ICMS à produção de anti-retrovirais no estado do Rio de Janeiro.

Também esteve presente na ocasião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do governo do estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno.

ABIFINA no debate das células-tronco

Ana Claudia Dias de Oliveira, especialista em patentes do CIPI-qf, representou a ABIFINA durante a palestra “Células-tronco: a interface entre direitos humanos e direitos de propriedade intelectual”.

Realizado em março, o evento trouxe a especialista britânica Aurora Plomer da University of Sheffield e os especialistas brasileiros Júlio Voltarelli, da USP, Fabiane Pereira Ramos e Rafaela Guerrante, ambas do INPI.

Foram abordadas as pesquisas com células-tronco, as diretrizes brasileiras para o patenteamento e exames de pedidos envolvendo células-tronco, a posição européia e andamento de pedidos de patentes relacionados ao tema no INPI.


Comperj

A ABIFINA vem mantendo reuniões buscando entendimentos a respeito do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – Comperj.

O vice-presidente da ABIFINA, Nelson Brasil, recebeu os representantes do Grupo Técnico Gestor do Comperj, Antonio Menezes e Orlando Puppin. O objetivo foi aprofundar a troca de informações relacionadas ao estudo de viabilidade técnico-econômico-empresarial de unidades destinadas à fabricação de intermediários para a química fina.

Em outra ocasião estiveram presentes representantes da área de planejamento e marketing do Comperj, Carlos Alberto Monteiro Rego e Luiz A. Correa Dias. O encontro iniciou um diálogo da entidade com os responsáveis pelo planejamento e marketing da futura refinaria petroquímica da Petrobras.

As obras do complexo começaram no dia 31 de março contando com a presença do presidente Lula e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O presidente Lula fez questão de ressaltar que a petroquímica “ajuda a mudar a política industrial do Brasil”. Em seu discurso, o presidente afirmou não ter conhecimento, em toda a América Latina, de um investimento da magnitude do que está sendo feito. Ele definiu o investimento de US$ 8,4 bilhões como o maior investimento público-privado já feito no país.

Anterior

Crise dos alimentos: papel da agricultura

Próxima

ABIFINA comenta a notícia