A ABIFINA promoveu, em 30 de novembro, oficina de trabalho em colaboração com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e empresas associadas. O evento teve como foco a discussão sobre o futuro do desenvolvimento da indústria farmoquímica e farmacêutica no Brasil, visando coletar sugestões para aprimorar políticas públicas essenciais ao progresso do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS).
Durante a oficina, Vitor Paiva Pimentel, gerente setorial do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, apresentou a palestra intitulada “Presente e Futuro da Cadeia Farmacêutica Brasileira – Contribuições para a sistematização do debate”, que pode ser acessada a seguir.
Para a ABIFINA, é fundamental que o BNDES esteja alinhado com a Missão 02 da nova política industrial em elaboração pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que busca fortalecer o Complexo Econômico Industrial da Saúde, reduzir as vulnerabilidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso à saúde. Isso fortalecerá a indústria farmoquímica no Brasil, impulsionando a competitividade e favorecendo o adensamento produtivo de insumos farmacêuticos sintéticos, biotecnológicos e de origem vegetal.