A ABIFINA participou do 32º Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX) realizado nos dias 22 e 23 de agosto, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a entidade foi representada pela assistente técnica, Fernanda da Costa.
O evento é referência do comércio exterior brasileiro, e representa um espaço para o debate de propostas objetivas e a interação entre o empresariado nacional e autoridades governamentais para facilitar a adoção de políticas e ações em favor da expansão do comércio exterior do Brasil.
 
Durante a solenidade de abertura, o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Daniel Godinho, apresentou as políticas de comércio exterior do Governo. Godinho defendeu a prorrogação e a ampliação do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), mas destacou que há agora uma dificuldade de renovação do programa para 2014 por falta de espaço fiscal. “O Reintegra é uma medida que beneficia a exportação na veia, com efeitos importantes para o exportador. Quero dizer que o Mdic apoia a renovação e a ampliação do Reintegra”, afirmou. O secretário também defendeu a política de acordos comerciais do País. Segundo Godinho, o governo trabalha para construir um acordo multilateral na Organização Mundial do Comércio (OMC) até o fim do ano. Sobre os avanços, ele rebateu críticas de que o País está parado, destacando a rede de acordos na América Latina. Jorge Ávila, presidente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), também falou sobre a importância da inovação para a exportação. O primeiro dia do evento terminou com a entrega do Prêmio Destaque de Comércio Exterior.
No segundo dia, a programação foi aberta com um pronunciamento especial do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, sobre “Perspectivas e avanços na logística aeroportuária”.  O ministro destacou que o Programa de Aviação Nacional fará intervenções em 270 aeroportos no país e afirmou que pretende dobrar a quantidade de passageiros aéreos até 2020. “O transporte aéreo está deixando de ser um transporte de rico para ser um transporte de todos. Está se transformando em transporte coletivo, não somente de passageiros, mas também de cargas”, disse. Moreira citou como exemplo o aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), que, segundo ele, vai mudar a qualidade do setor aeroportuário no Brasil.
 
Ainda, foram termas de debate das plenárias a facilitação de comércio, comércio internacional de serviços, competitividade e gargalos, integração regional e o Mercosul.
 
(Fonte: ABIFINA com informações ENAEX)

Anterior

Entidades propõem prioridades para o setor farmacêutico

Próxima

Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia vai fortalecer atividades no setor