O Fórum Mundial de Ciência (FMC) 2013 que acontecerá de 24 a 27 de novembro, no Rio de Janeiro, realizou o sétimo e último Encontro Preparatório nos dias 21 e 22, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), na Universidade de Brasília (UnB). Com o tema “Ciência para o ambiente e a justiça social”, as atividades reuniram especialistas de dentro e fora do Centro-Oeste para apontar diagnósticos e discutir soluções para problemas urbanos, como mobilidade e violência, e naturais da região.


Entre os palestrantes, Reinaldo Guimarães, diretor de Propriedade Industrial da ABIFINA, falou sobre o desenvolvimento de tecnologias e infraestruturas de produção de insumos para a saúde. Segundo Guimarães, nos últimos 100 anos as práticas de saúde estão inteiramente ligadas à tecnologia de base científica, e isso dá origem a dilemas. “Toda novidade é uma luz que lança sombras, portanto essa penetração de ciência e tecnologia nas práticas de saúde gerou também alguns problemas, dilemas morais que têm que ser discutidos”, alertou o professor.


O diretor da ABIFINA citou como exemplos de dilemas já resolvidos pelo governo brasileiro “a pesquisa com células-tronco embrionárias e a definição de morte com vistas a auxiliar políticas de transplante de órgãos”.
 


FMC


O FMC foi criado em 1999 e vem sendo realizado a cada dois anos em Budapeste (Hungria). Esta será a primeira vez que o evento acontece fora da Europa. Em 2009, foi solicitado que o evento ocorresse em outras capitais do mundo que se destacassem na área de CT&I. O Brasil foi escolhido como país com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), pela atuação da Academia Brasileira de Ciências (ABC) nos últimos anos.


O encontro reunirá políticos, tomadores de decisão, representantes da sociedade civil e grandes nomes da área científica brasileira e internacional, como Yuan Tseh Lee e Werner Arber, ganhadores do prêmio Nobel de química e fisiologia/medicina, respectivamente.


Além disso, as sessões plenárias do evento terão como tema “Desigualdades como barreiras para a sustentabilidade global”, “Ciência política e governança”, “Integridade da ciência”, “Ciência dos recursos naturais”, “Ciência e o ensino da engenharia”, “O papel fundamental da ciência para a inovação”.


(Fonte: ABIFINA com informações FMC e MCTI)

Anterior

Encontro Nacional de Comércio Exterior debate a facilitação de comércio

Próxima

ABIFINA participa da 2ª Reunião do Fórum Nacional da Indústria