A ABIFINA acompanhou nova reunião aberta da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 16 de julho, em Brasília. A analista técnica Marina Moreira participou dos debates, defendendo os posicionamentos dos associados.

Dois temas foram aprovados por unanimidade pelos diretores da Anvisa após argumentação das entidades, incluindo a ABIFINA. Um deles foi a criação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) sobre Boas Práticas de Fabricação de Excipientes Farmacêuticos. O outro foram novas Resolução e Instrução Normativa relativas à produção compartilhada entre medicamentos, produtos para saúde, produtos de higiene, cosméticos e alimentos (alterando o artigo 252 da RDC 17/10).

O diretor Renato Alencar Porto, da Anvisa, pediu para ser retirada da pauta a proposta sobre o guia para a elaboração do relatório sumário de validação de processo de fabricação para fins de registro de medicamentos novos, genéricos e similares. Também adiou a discussão sobre como a Anvisa vai proceder nos processos em que os medicamentos de referência estão indisponíveis para comercialização em território nacional.

Por fim, o diretor Ivo Bucaresky solicitou vistas ao processo que propõe a criação de uma RDC para incorporar monografias e métodos gerais no primeiro suplemento da 5ª edição da Farmacopeia Brasileira. 

Novo presidente da Anvisa deve fortalecer complexo industrial da saúde, defende ministro
Anterior

Novo presidente da Anvisa deve fortalecer complexo industrial da saúde, defende ministro

Próxima

ABIFINA participa da definição de agenda para a biotecnologia em Minas Gerais