A ABIFINA participou da cerimônia de posse de Jarbas Barbosa como diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 5 de agosto, em Brasília. O diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa, cumprimentou o dirigente em nome da ABIFINA, que faz votos para que o novo diretor-presidente consiga desfazer entraves regulatórios de forma a estimular o desenvolvimento do complexo industrial da saúde.

Durante a cerimônia, a declaração do ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi nesse sentido. Para ele, o grande desafio de Barbosa será responder à exigência da sociedade em termos de transparência e auxiliar a indústria brasileira da saúde no campo da inovação tecnológica e científica.

“Temos que desenvolver a capacidade de ter um complexo industrial de saúde que coloque o Brasil no lugar que ele pode ter para produzir e ser um fator de desenvolvimento econômico, produção de emprego e melhoria da situação que vivemos”, afirmou.

Entre seus compromissos de gestão, Jarbas Barbosa destacou a qualificação do corpo técnico da Anvisa, o uso das melhores práticas científicas internacionais e o fortalecimento dos mecanismos de consulta à sociedade.

Segundo Jarbas, a atualização das regras para pesquisas clínicas no País, a regulamentação dos alimentos alergênicos e a normatização do compartilhamento de linhas de produção de medicamentos com cosméticos, alimentos e produtos para a saúde prenunciam os novos parâmetros a serem seguidos pela agência.  “Esse é o padrão que vamos perseguir”, sintetizou.

Barbosa, trabalhou anteriormente como secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, cargo que assumiu no início de 2015. Antes, foi secretário de Vigilância em Saúde do mesmo ministério, função para a qual retornou em 2011. Ele já havia comandado esta pasta no período de 2003 a 2007.

Jarbas Barbosa é doutor em Saúde Coletiva e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (Ensp/Fiocruz).

FONTE: *Com informações da Anvisa

Anterior

Rede Setorial da Indústria debate soluções para o setor

Próxima

Anvisa aprova BPF de excipientes farmacêuticos e mudanças nas regras de produção compartilhada