Discutir uma agenda propositiva para o setor de biotecnologia de Minas Gerais foi o objetivo da reunião entre pesquisadores, empresários e representantes de entidades promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) no dia 03 de julho. O consultor da ABIFINA, Gilberto Soares, representou a entidade.

 

A partir de dados apresentados por uma consultoria especializada, os participantes propuseram sugestões para ações de curto, médio e longo prazos a serem incorporadas no Plano de Desenvolvimento Industrial de cada região do estado de Minas. 

 

Para promover a competitividade do segmento, o presidente da Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (Ambiotec), Silvio Arndt, percebe como fundamental a participação do Estado, que pode oferecer mão de obra qualificada. Também falta maior articulação dos diversos atores envolvidos na cadeia.

 

Já na avaliação do diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia, Luiz Antônio Barreto de Castro, a saída para que o segmento possa dar um salto de competitividade depende do estabelecimento de parcerias internacionais. 

 

A iniciativa da Fiemg esteve no âmbito de seu Programa de Competitividade Industrial Regional.

 

*Com informações da Fiemg

Anterior

Anvisa aprova BPF de excipientes farmacêuticos e mudanças nas regras de produção compartilhada

Próxima

ABIFINA acompanha desafios e tendências da vigilância sanitária