A ABIFINA acompanhou nova reunião aberta da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 16 de julho, em Brasília. A analista técnica Marina Moreira participou dos debates, defendendo os posicionamentos dos associados.
Dois temas foram aprovados por unanimidade pelos diretores da Anvisa após argumentação das entidades, incluindo a ABIFINA. Um deles foi a criação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) sobre Boas Práticas de Fabricação de Excipientes Farmacêuticos. O outro foram novas Resolução e Instrução Normativa relativas à produção compartilhada entre medicamentos, produtos para saúde, produtos de higiene, cosméticos e alimentos (alterando o artigo 252 da RDC 17/10).
O diretor Renato Alencar Porto, da Anvisa, pediu para ser retirada da pauta a proposta sobre o guia para a elaboração do relatório sumário de validação de processo de fabricação para fins de registro de medicamentos novos, genéricos e similares. Também adiou a discussão sobre como a Anvisa vai proceder nos processos em que os medicamentos de referência estão indisponíveis para comercialização em território nacional.
Por fim, o diretor Ivo Bucaresky solicitou vistas ao processo que propõe a criação de uma RDC para incorporar monografias e métodos gerais no primeiro suplemento da 5ª edição da Farmacopeia Brasileira.