Foto : Cadu Gomes/VPR

Fernanda Costa representou a ABIFINA no 28º Encontro Anual da Indústria Química, realizado pela Abiquim no WTC – Teatro, em São Paulo. O evento contou com a presença de Geraldo Alckmin, autoridades do Governo, CEOs da indústria e entidades parceiras. 

A abertura do evento, comandada por André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, que teve a participação do presidente da República em exercício e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckimin, do Deputado Afonso Motta, presidente da Frente Parlamentar da Química, entre outros, debateu os desafios de 2023 e perspectivas para 2024. Segundo a Abiquim, o ano de 2023 pode ser classificado “como um dos mais desafiadores da história do setor, impactado pelo atual cenário geopolítico, sobretudo pelo elevado surto de produtos importados, vindos especialmente de países asiáticos”. Também foi destacada a importância de proteção para o setor contra concorrentes que agem deslealmente, trazendo produtos para o País com preços abaixo do seu custo de produção e com padrões de segurança e de sustentabilidade muito menores que os da indústria nacional. 

Um tema bastante presente em todo o evento foi o da sustentabilidade, que foi debatido tanto pelo setor privado, com práticas da indústria e o ESG, como pelo governo, com as ações do MDIC e Ministério de Minas e Energia -MME e Ministério de Minas e Energia -MME, além de organismos internacionais, como Pacto das Nações Unidas para o Meio Ambiente. 

Ao final, foi apresentado o Desempenho da Indústria Química Brasileira 2023. Para ter acesso ao livreto clique aqui

O 28º ENAIQ pode ser assistido na íntegra (acesse aqui) no canal da Abiquim no YouTube .

Coalizão Fitoterápico
Anterior

Coalizão Fitoterápico

Próxima

ABIFINA marca presença no III Seminário Internacional de IFAs

ABIFINA marca presença no III Seminário Internacional de IFAs