ABIFINA participa de reunião estratégica na Casa Firjan sobre o futuro da cadeia produtiva da saúde no Rio de Janeiro
ABIFINA e EMBRAPII realizam primeiro roadshow após renovação de parceria para incentivo à inovação
A ABIFINA e a EMBRAPII deram início a uma nova etapa da parceria firmada entre as instituições com a realização...
MCTI fala sobre Aprimoramento do Controle de Bens Sensíveis na Exportação
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Procomex, realizou em 28 de julho uma reunião...
Blanver é eleita uma das 15 melhores empresas farmacêuticas para trabalhar no Brasil pelo GPTW 2025
Ogari Pacheco, fundador do Laboratório Cristália, lança autobiografia
A obra “Ogari Pacheco: da Vila Sá Barbosa ao Senado” retratada a vida e trajetória do menino pobre que se...
Associado ABIFINA tem 20% de desconto na inscrição do XXIII Congresso Farmacêutico de São Paulo
Serão três dias intensos de aprendizado, inovação, networking e valorização da profissão farmacêutica, reunindo especialistas de renome, temas de grande...
Publicações
Segmentos da QUÍMICA FINA
Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) são princípios ativos utilizados na fabricação de medicamentos, também conhecidos como produtos farmoquímicos e insumos farmacêuticos ativos (IFAs) ou, em inglês, Active Pharmaceutical Industry (API). Os insumos farmacêuticos representam o início da cadeia produtiva da indústria farmacêutica.
Medicamentos e Vacinas são produtos farmacêuticos de atividade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. É uma forma farmacêutica terminada que contém o fármaco, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos.
Excipientes e Intermediários Químicos são produtos fabricados através de sínteses químicas, normalmente a partir da petroquímica básica ou, mais modernamente, via processos biotecnológicos. São produzidos a partir de matérias-primas da química orgânica básica, seja de origem petroquímica, seja da biomassa.
Defensivos Agrícolas são chamados também de produtos agroquímicos ou agrotóxicos, os defensivos agricolas são produtos destinados à proteção de culturas agrícolas. São utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens e na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas.
Produtos da Biodiversidade são produtos derivados da biodiversidade, tais como medicamentos fitoterápicos e fitocosméticos, bem como produtos obtidos através de processos biotecnológicos.
Catalisadores e outras especialidades químicas são substâncias que promovem a reação química e/ou aumentam sua velocidade, sendo recuperados ao final da reação. Os catalisadores são utilizados principalmente nos processos de isomerização, craqueamento de petróleo, hidrogenação, alquilação, desidratação, oxidação e polimerização.