Catalisadores são substâncias que promovem ou aceleram uma reação química, sendo recuperados ao final. São fundamentais para a indústria, pois viabilizam processos que levariam muito tempo para serem realizados.

Podem ser empregados com diversas finalidades, principalmente na isomerização, craqueamento de petróleo, hidrogenação, alquilação, desidratação, oxidação e polimerização.

Outras especialidades químicas que merecem destaque são os excipientes e aditivos. Os primeiros são substâncias auxiliares, sem função farmacológica, usadas para se obter a forma farmacêutica (apresentação de um medicamento: comprimido, cápsula e xarope, por exemplo).

Já os aditivos são substâncias químicas ou bioquímicas incorporadas a outras, com objetivo de intensificar propriedades desejáveis ou eliminar características indesejáveis.

Em geral, são usados como estabilizantes ou antioxidantes em resinas plásticas, aceleradores para a vulcanização de borracha, fixadores de corantes ou pigmentos na indústria têxtil e do papel, etc.

No setor alimentício, os aditivos possuem a função de mudar as características  do produto final, como a textura, o sabor, a cor e o tempo de conservação. Dessa forma, os alimentos têm maior qualidade e segurança, além de promoverem uma melhor experiência para o consumidor.

DESAFIOS DO SETOR