login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ASSOCIADO EM FOCO

Centroflora reforça investimentos na área farmacêutica (21/09/2017)

Com a venda da divisão nutracêutica para Givaudan, empresa anuncia  investimento de até R$75 milhões na divisão farmacêutica 

Botucatu, 20 de setembro de 2017 – O Grupo Centroflora, maior produtor brasileiro de insumos farmacêuticos de origem natural, anunciou nesta manhã a venda da divisão de nutracêuticos (alimentos) para a empresa suíça Givaudan, líder mundial em produção de sabores e fragrâncias.

O acordo, que contou com o Banco Itaú BBA como assessor financeiro exclusivo do Grupo Centroflora e do escritório Lobo&deRizzo como assessor jurídico, deverá ser efetivado no início de 2018. Essa negociação  reforça a estratégia definida pelo Grupo para consolidar as atividades na área farmacêutica, incluindo investimentos da ordem de R$ 75 milhões para a implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Campinas, ainda em 2017, e a construção de uma nova fábrica em até três anos. 

“O Grupo Centroflora vem implementando práticas e atividades para o fortalecimento de nossa atuação no segmento farmacêutico. O aporte proveniente da negociação fomentará a consolidação das atividades em nosso principal negócio”, afirma Peter Andersen, presidente do Grupo Centroflora. “Aliado a isso, a Givaudan compartilha conosco os mesmo valores de inovação, cuidado com a sociobiodiversidade e desenvolvimento sustentável, por isso acreditamos que será uma transição bastante consistente”, conclui.

O acordo de venda prevê que o negócio será concluído nos primeiros meses de 2018. Após esse período, as duas empresas compartilharão a unidade fabril II de Botucatu (SP), onde hoje são elaborados insumos para os segmentos de nutrição e farmacêuticos (fitomedicamentos), por até cinco anos. As iniciativas de P&D Farma do Grupo deverão ser transferidas para Campinas antes da efetivação do contrato com a Givaudan, garantindo 100% a proteção da propriedade intelectual da Centroflora e seus parceiros. A área de Pesquisa será representada pela empresa de Inovação Radical Phytobios e a de Desenvolvimento pela Diretoria Técnico Cientifica Farma do Grupo Centroflora. 

FOCO EM MEDICAMENTOS - Em 2014, o Grupo Centroflora estabeleceu uma sociedade com a alemã CMS Pharma - especializada na produção e comercialização de IFAs (Ingredientes Farmacêuticos Ativos) – para a criação da Centroflora CMS. Empresa que adquiriu da Boehringer Ingelheim uma tecnologia de produção e direitos exclusivos de distribuição de um grupo de IFAs de origem vegetal e já conta com portfólio de oito moléculas comercializadas para mais de 100 empresas em todo o mundo. Em paralelo, iniciou a adequação da unidade farmoquímica do Piauí para a produção de moléculas para comercialização no mercado nacional e exportação.  

Ainda em 2014, o Grupo, por meio da empresa de Inovação Radical Phytobios, firmou uma importante parceria com o Laboratório Nacional de Biociências (LnBio), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), para criação de uma plataforma de Drug Discovery em Biodiversidade Brasileira. A plataforma conta com uma biblioteca exclusiva coletada ao longo dos anos em diferentes biomas do Brasil e é considerada uma das mais modernas do mundo. A entrada de parceiros importantes do setor farmacêutico na plataforma motivou a criação de um centro de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de alta performance em Campinas, nas proximidades da plataforma para potencializar ainda mais a interação com os clientes. 

Sobre o Grupo Centroflora

O Grupo Centroflora atua há 60 anos no desenvolvimento e comercialização de extratos vegetais para os segmentos de saúde, nutrição, veterinário e cuidados pessoais. Maior produtor brasileiro de insumos farmacêuticos de origem natural, o Grupo exporta para mais de 70 países e prima pela excelência na produção de extratos provenientes de diversas regiões do planeta, com especial atenção àqueles derivados da biodiversidade brasileira. Emprega cerca de 260 funcionários em suas quatro unidades industriais, nas divisões farmacêutica e alimentícia,  e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade por meio do programa corporativo “Parcerias para um Mundo Melhor”, que garante a compra planejada de safras e pagamento justo de espécies botânicas cultivadas por meio de práticas orgânicas e manejo sustentável. O Grupo Centroflora (http://centroflora.com.br) também exercita a responsabilidade social por meio do Instituto Floravida (http://floravida.org.br/floravida/), que idealiza e executa iniciativas de educação socioambiental com transversais em saúde, meio ambiente e desenvolvimento das comunidades. 

Assessoria de Comunicação

Engaje! Comunicação

Juliana Cabrini (11) 972274668 - Juliana.cabrini@engajecomunicacao.com  

Guilhermo Benitez (11) 98309-9890 – Guilhermo.benitez@engajecomunicacao.com