Pioneira na comercialização do produto no país, a Prati-Donaduzzi se torna referência no uso do canabidiol em doenças do Sistema Nervoso Central

Eder Fernando Maffissoni, diretor-presidente da Prati-Donaduzzi

O ano de 2023 tem tudo para ser um marco na presença do canabidiol no Brasil. De um lado, vários estados do país estão aprovando leis para permitir acesso gratuito à população de baixa renda ao canabidiol medicinal e pesquisas para o desenvolvimento e uso do CDB. Do outro, novas farmacêuticas se movimentam para começar a vender o canabidiol e disputar espaço em um mercado com franco potencial de expansão.

Pioneira na produção e comercialização do CDB medicinal com autorização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Prati-Donaduzzi vê com otimismo as mudanças no cenário para este ano. Referência na produção de medicamentos no Brasil, a farmacêutica com sede em Toledo (PR) pretende seguir competitiva neste mercado, mas ampliando investimentos em estudos para o uso do canabidiol em doenças do Sistema Nervoso Central (SNC).

“Estamos investindo muito para sermos referência em Sistema Nervoso Central nos próximos cinco anos. Assim como fizemos com o canabidiol, iremos levar à classe médica toda uma gama de produtos inovadores para realizar tratamentos diferenciados em patologias como epilepsia, depressão, ansiedade, autismo, entre outras”, explica Eder Fernando Maffissoni, diretor-presidente da Prati-Donaduzzi.

Para que estes planos sejam concretizados, ele aponta como um dos pilares o investimento contínuo da farmacêutica em pesquisa e inovação. A Prati-Donaduzzi é a única farmacêutica do Brasil a realizar o estudo clínico fase III para a utilização do Canabidiol Prati-Donaduzzi no tratamento de epilepsia refratária, doença que atinge mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

“Nosso foco será o de levar a melhor informação possível aos profissionais de saúde e estamos fazendo isso por meio de educação médica cientifica, realizando diversos meetings online e presencial, e mantendo nossa participação nos principais congressos e feiras do setor. Além de continuarmos no desenvolvimento de novos produtos, sempre pautados pela evidência científica, que vem sendo o nosso posicionamento desde sempre”, afirma o executivo.

Preços competitivos no mercado

Com a chegada de novos players no mercado de canabidiol medicinal, a Prati-Donaduzzi continua muito competitiva em termos de preços em relação à concorrência. “Desde quando começamos a vender o Canabidiol Prati-Donaduzzi, em 2020, sofremos algumas críticas em relação ao valor do nosso produto em comparação ao que é importado. Mas dos cinco concorrentes que comercializam o canabidiol medicinal, o nosso ainda é o mais acessível por miligrama”, diz Maffissoni.

Segundo o diretor-presidente da Prati-Donaduzzi, o principal diferencial é que o CDB que a farmacêutica vende tem 100% de pureza. “Nosso produto possuí rigoroso controle de qualidade lote a lote, além de ser isento de THC”.

No mercado, existem produtos que acabam confundindo os médicos e consumidores, anunciando que possuem 200mg de canabidiol. Porém, são 200mg de extrato de cannabis e somente 50mg são de CBD. Assim, estes produtos não cumprem o que está declarado no rótulo.  “É importante ressaltar que os produtos de cannabis não são passíveis de trocas. Assim, se a receita chega na farmácia com a prescrição do Canabidiol Prati-Donaduzzi, não pode ser trocado por nenhum outro”, explicou o diretor-presidente da farmacêutica de Toledo.

 A própria questão do preço mais atrativo de produtos importados é questionada por Maffissoni. “A importação foi muito importante quando não havia o produto disponível no Brasil, mas agora a realidade é outra. Existem fatores tributários e logísticos que impõe dificuldades na comercialização. Além disso, existe o risco de se importar um produto sem um rigoroso controle da quantidade de canabidiol existente, correndo o risco de o paciente consumir um produto diferente do que está descrito no rótulo”, aponta o executivo.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Divulgação Prati-Donaduzzi

Dia Mundial do Câncer: Informação e diagnóstico precoce são algumas das armas na prevenção
Anterior

Dia Mundial do Câncer: Informação e diagnóstico precoce são algumas das armas na prevenção

Próxima

Ourofino Saúde Animal aposta em I.A. e amplia em quase 30% capacidade de produção

Ourofino Saúde Animal aposta em I.A. e amplia em quase 30% capacidade de produção