Supera Farma

Por Felipe M. S. Rojas, coordenador de Comunicação e ESG

O segundo mês do ano ganha novos tons e significados com a iniciativa “Fevereiro Cinzento e Rosa”, campanha que tem como objetivo principal a conscientização sobre a saúde cerebral. Embora o órgão mestre do corpo humano seja tão importante, o bem-estar cerebral não costuma ser uma pauta frequente, mas é por meio dele que todo o organismo funciona e se mantém em pé.

Neste sentido, a manutenção da saúde cerebral ideal requer medidas multifatoriais que consideram aspectos como estado de bem-estar físico, mental e cognitivo. O cuidado com o órgão envolve a preservação de sua estrutura, a otimização de suas funções cognitivas, emocionais e motoras, além da prevenção de doenças neurológicas e transtornos mentais. 

Uma dieta equilibrada e nutritiva, o hábito regular de atividades físicas, sono adequado, gestão eficaz do estresse, interações sociais positivas e a adoção de um estilo de vida saudável são fundamentais para isso. Experiências sensoriais, desafios cognitivos como quebra-cabeças, palavras-cruzadas, jogos de estratégias, etc., práticas de leitura e outras habilidades, meditação e atividades de aprendizagem e educação também são estímulos mentais relevantes. 

Por trás de cada pensamento, emoção, decisão e ação, está a complexidade de nosso precioso sistema cerebral. Neste Fevereiro Cinzento e Rosa, conheça outras três curiosidades que ressaltam a singularidade e a importância do cérebro em nossa jornada cotidiana.

Curiosidade 1: Plasticidade Cerebral – Adaptabilidade Notável

O cérebro humano é notável por sua incrível plasticidade, a capacidade de se adaptar e aprender ao longo da vida. Essa característica permite que o cérebro forme novas conexões neurais, reorganize-se e se adapte a novas experiências e desafios. Essa habilidade é fundamental para o aprendizado contínuo, recuperação de lesões e adaptação a mudanças no ambiente.

Curiosidade 2: Sincronia das Ondas Cerebrais – Bilhões de Neurônios em Harmonia

O cérebro opera em uma incrível sincronia, com bilhões de neurônios interconectados que geram padrões de ondas cerebrais. Essa sincronia é essencial para a comunicação eficiente entre diferentes áreas do cérebro, permitindo a execução de tarefas complexas, processamento de informações e a coordenação de movimentos. É como uma orquestra em que cada neurônio desempenha um papel crucial na criação de harmonia funcional.

Curiosidade 3: Altos Custos Energéticos – Voracidade por Nutrientes

Apesar de representar apenas 2% do peso corporal, o cérebro consome uma quantidade surpreendente de energia, cerca de 20% do total do corpo. Essa voracidade por nutrientes evidencia a importância crítica do suprimento constante de oxigênio e nutrientes para sustentar suas atividades metabólicas e manter suas funções vitais.

Neste Fevereiro, a Supera Farma se compromete a promover a conscientização sobre a importância da saúde cerebral para que todos possam viver com mais bem-estar. 

Sobre a Supera Farma – Joint venture inédita no mercado nacional, atua com gestão compartilhada para a promoção e comercialização de medicamentos estabelecidos, referência e inovadores. Fundada em 2011 pelos laboratórios nacionais Cristália e Eurofarma, atualmente conta com 900 colaboradores e possui escritório em São Paulo, além de um centro de distribuição em Pouso Alegre/MG. 

Divulgação Supera Farma

Boas-vindas à União Casings
Anterior

Boas-vindas à União Casings

Próxima

Para além do óbvio: papel do farmacêutico estende-se a funções mais amplas

Para além do óbvio: papel do farmacêutico estende-se a funções mais amplas