Os acordos aprovados na IX Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Bali ao longo desta semana, vão permitir ao Brasil ampliar sua participação no comércio internacional.


A avaliação positiva do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, deve-se principalmente às regras de preenchimento automático de quotas tarifárias no setor agrícola e às normas de facilitação de comércio aprovadas na reunião. “As medidas anunciadas na Indonésia vêm ao encontro do trabalho em curso no Governo Federal para simplificar o processo de exportação e importação de bens e serviços”, disse. Medidas de simplificação do comércio exterior serão anunciadas nas próximas semanas.


Para Pimentel, o resultado obtido em Bali é “histórico”. “Os acordos assinados ontem, os primeiros desde a fundação da OMC, darão novo significado à entidade, que recupera seu papel estratégico na definição das regras do comércio global”, disse o ministro. Pimentel, que esteve em Nova York e Buenos ao longo da semana, participou das negociações que levaram ao fechamento do acordo mesmo à distância. O MDIC foi representado na Reunião Ministerial pelo secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho.


Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
[email protected]


Fonte: MDIC

Anterior

Workshop apresenta práticas de excelência da farmacopéia americana U.S. Pharmacopeial Convention (USP)

Próxima

Como combater Helicoverpa armigera

Como combater Helicoverpa armigera