A terceira edição do Workshop Metodologias Analíticas em Insumos Vegetais e Medicamentos Fitoterápicos, realizado pela Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (Sobrafito), reuniu profissionais da indústria farmacêutica, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde no dia 25 de novembro, em Brasília. Representando a ABIFINA, a trainee da área técnica, Marina Moreira, esteve presente no evento.


Destinado a profissionais atuantes na área de fitoterápicos e envolvidos no registro de insumos vegetais e produtos fitoterápicos junto aos órgãos reguladores, o workshop teve o objetivo de estabelecer contato com um dos mais renomados especialistas internacionais e membro da U.S. Pharmacopeial Convention (USP), Dr. Gabriel Giancaspro, PhD e vice-presidente da Foods, Dietary Supplements, and Herbal Medicines. Ele apresentou a estrutura do controle de qualidade e validação de metodologia analítica de insumos vegetais e produtos fitoterápicos da USP, questão considerada uma das maiores dificuldades técnicas existentes para esta categoria de medicamentos.


Além disso, Giancaspro também abordou temas como os procedimentos analíticos para identificação e determinação quantitativa em produtos fitoterápicos, o uso e desenvolvimento dos padrões de referência para análises, os requerimentos regulatórios do Food and Drug Administration (FDA) e as monografias da farmacopéia americana para fitoterápicos. Ainda, completaram a mesa de debates, o vice-presidente da Sobrafito, José Roberto Lazzarini, Meiruze Sousa e Ana Cecília da Anvisa, e Rita Ferrari da Marjan Farma.



 

Anterior

Reunião do Fórum Nacional da Indústria

Próxima

Pimentel: acordos de Bali vão permitir maior participação do Brasil no comércio global