Afirmação é do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha


O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, centrou sua participação na estreita parceria com o MCTI e a Finep. Ele acredita que o Brasil está estabelecendo um padrão inovador único na área de fármacos e equipamentos médicos.  “A preocupação com o bem estar da população é uma questão crucial, mas criar condições para a ciência interagir com a indústria é fundamental”, explicou o secretário.


Segundo Gadelha a importância da área de Saúde no século XXI será tão expressiva  para a sociedade quanto foi o Petróleo no século XX. “Os genéricos foram um grande passo, mas agora é preciso investir no desenvolvimento interno de remédios de última geração para combater o câncer, o diabetes e outras enfermidades, normalmente tratadas com remédios caros”.


Em 10 anos, o Ministério da Saúde passou de R$ 2,2 bilhões em compras para R$ 12 bilhões, o que, de acordo com Gadelha, demonstra a determinação do Governo em promover o bem-estar da população que utiliza remédios fornecidos gratuitamente. “Além dos medicamentos, agora vamos investir em equipamentos. Só o Sistema Único de Saúde – SUS atende a 90% dos casos de câncer e, já a partir do ano que vem, terá condições de oferecer a maior quantidade de vacinas contra o HPV do mundo, desenvolvida pelo Instituto Butantã e pelo laboratório Merck”, finalizou Carlos Gadelha.


Fonte: Portal Brasil

Anterior

AGU tenta abreviar patente de remédios

Próxima

Novas regras de investigações antidumping passam a valer a partir de hoje

Novas regras de investigações antidumping passam a valer a partir de hoje