Projeto do Senai para estimular competitividade industrial será financiado pelo Programa BNDES de Apoio à Qualificação Profissional do Trabalhador


O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 1,5 bilhão ao “Programa Senai para a Competitividade Industrial”, que será implantado em todo o País pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O projeto visa aumentar a oferta de mão de obra qualificada e de serviços especializados para a indústria brasileira.


O financiamento corresponde a 74% do investimento total e foi aprovado no âmbito do Programa BNDES de Apoio à Qualificação Profissional do Trabalhador (BNDES Qualificação), criado para promover a educação profissional e tecnológica do trabalhador brasileiro.


Alinhado ao Governo Federal, o programa tem por objetivo contribuir para elevar a competitividade da economia brasileira, mediante o financiamento de programas de capacitação profissional, treinamento e especialização de mão de obra, condições fundamentais para a expansão dos investimentos do País.


Metas – A operação aprovada pelo Banco prevê a ampliação e modernização da rede de escolas e de centros de referência do Senai em todo o Brasil, além da criação de uma nova categoria de centros tecnológicos para fomento e prática da inovação.


Com base nas diretrizes de redução da escassez de mão de obra qualificada, do aumento da oferta de tecnologias avançadas e da inovação na indústria, o programa do Senai tem como meta dobrar a oferta de matrículas de educação profissional e tecnológica, através da abertura e modernização de escolas; e aumentar a oferta de serviços especializados.


Em termos quantitativos, o projeto prevê ampliar, até 2015, de 2,1 milhões para 4 milhões o número de matrículas na educação profissional. Isso representará aumento superior a 100% de alunos-hora efetivos na rede ensino profissionalizante.


Nos serviços técnicos e tecnológicos, a meta é aumentar de 127 mil para 283 mil o número de contratos de prestação de serviços, com crescimento significativo dos atuais 2,1 milhões de homens-hora equivalentes para 5,1 milhões em 2015. Esses investimentos permitirão aumento da empregabilidade para os trabalhadores brasileiros, além do incremento da produtividade da mão de obra na indústria.


O financiamento do BNDES destina-se, principalmente, às obras de infraestrutura (construção, modernização e ampliação de unidades), além da aquisição de máquinas e equipamentos destinados ao aparelhamento das unidades.


Brasil Maior – O tema da formação e qualificação profissional é parte integrante do Plano Brasil Maior (PBM), lançado no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, resultado da constatação de que a demanda por mão de obra qualificada cresce a taxas superiores à da oferta e que a formação profissional precisa se expandir e se adequar às necessidades de crescimento baseado na inovação.


A perspectiva é que haja um grande incremento na demanda por qualificação dos trabalhadores brasileiros, que necessitarão adquirir novas habilidades, tornando-se fundamental a expansão  da oferta de ensino profissional de qualidade.


Fonte: Notícias BNDES 29/02/2012

Anterior

Corte no MCTI vai atingir a indústria

Próxima

Senado votará fim de incentivo à importação

Senado votará fim de incentivo à importação