Análise de resíduos de agrotóxicos incluiu mais de 5 mil amostras de produtos de origem vegetal em todo o País

Anvisa atesta segurança em alimentos básicos para os brasileiros

Os alimentos de origem vegetal que vão para a mesa dos brasileiros são seguros em relação aos riscos de intoxicação aguda e crônica. A conclusão é do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado, divulgado no início de dezembro, reforça o que a ABIFINA sempre defende: o uso correto dos agrotóxicos reduz consideravelmente os riscos e garante o abastecimento da população com produtos em quantidade e qualidade adequados.

As situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida. Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações para reduzir os riscos identificados.  

O Para monitorou 25 alimentos em um total de 5.068 amostras nos ciclos de 2018/2019 e 2022. O programa avaliou a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos coletados em supermercados de todas as regiões do país. As amostras foram analisadas em laboratórios especializados.  

Nesta edição, o Para incluiu novos alimentos processados e, pela primeira vez, analisou o café em pó, a aveia e o leite de soja. Pela primeira vez também avaliou alimentos de origem principalmente importada, como a pera (90% vindas do exterior).  

(Com informações da Anvisa)

Anterior

INPI publica comunicados sobre processo administrativo de patentes

Próxima

Anvisa aprova uso de bulas adequadas às patentes de segundo uso

Anvisa aprova uso de bulas adequadas às patentes de segundo uso