O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou na última terça-feira, dia 12 de dezembro, 2 importantes comunicados sobre o processo administrativo de patentes.

O primeiro comunicado diz respeito à fila de exame, que passará a ser organizada pela data do requerimento de exame, e não mais pela data de depósito. Essa medida passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2024.

O outro comunicado diz respeito ao efeito devolutivo pleno. Foram publicados pareceres jurídicos sobre os limites e alcance do efeito devolutivo pleno, estabelecido no art. 212 da Lei da Propriedade Industrial (9.279/1996). Os pareceres nº 00016/2023 a 00019/2023, da Procuradoria Federal Especializada Junto ao INPI, receberam efeito normativo devido a despacho decisório da Presidência do INPI, que determina sua plena aplicabilidade no prazo de 60 dias. No mesmo prazo, os interessados poderão apresentar aditamentos aos recursos interpostos, objetivando eventuais adequações.

Confira o comunicado publicado na RPI em 12/12/2023

CNDI publica 5ª Edição do boletim sobre Desenvolvimento Industrial

CNDI publica 5ª Edição do boletim sobre Desenvolvimento Industrial

Anvisa atesta segurança em alimentos básicos para os brasileiros