Análise de resíduos de agrotóxicos incluiu mais de 5 mil amostras de produtos de origem vegetal em todo o País
Os alimentos de origem vegetal que vão para a mesa dos brasileiros são seguros em relação aos riscos de intoxicação aguda e crônica. A conclusão é do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado, divulgado no início de dezembro, reforça o que a ABIFINA sempre defende: o uso correto dos agrotóxicos reduz consideravelmente os riscos e garante o abastecimento da população com produtos em quantidade e qualidade adequados.
As situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida. Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações para reduzir os riscos identificados.
O Para monitorou 25 alimentos em um total de 5.068 amostras nos ciclos de 2018/2019 e 2022. O programa avaliou a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos coletados em supermercados de todas as regiões do país. As amostras foram analisadas em laboratórios especializados.
Nesta edição, o Para incluiu novos alimentos processados e, pela primeira vez, analisou o café em pó, a aveia e o leite de soja. Pela primeira vez também avaliou alimentos de origem principalmente importada, como a pera (90% vindas do exterior).
(Com informações da Anvisa)