A proposta que estabelece um prazo máximo de 180 dias para o exame e a concessão de pedido de patente ou de registro de marca (PLS 316/2013) será tema de audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O debate, sugerido pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), ainda não tem data marcada.
O PLS 316/2013, do senador Paulo Paim (PT-RS), estava na pauta de votações da CCT nesta terça-feira (15), mas agora só será examinado depois da audiência.
Serão convidados para debater a proposta representantes do Instituto Nacional de Produção Industrial (INPI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).
Ao justificar a proposta, Paulo Paim ressaltou que a criação industrial aumentou muito com a Lei 9.279/1996, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, mas a morosidade do processo de concessão de patentes e registro de marcas ainda é um obstáculo à atividade dos inventores e dos empresários brasileiros.
O relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), é favorável à aprovação do projeto com emendas de redação.
Para Walter Pinheiro, o país registra boa produção em pesquisa básica, mas ainda tem claras deficiências em pesquisa aplicada a inovação, com um baixo número de patentes depositadas em território nacional. Para ele, é preciso buscar um entendimento entre os órgãos governamentais, no sentido de conseguir maior agilidade no procedimento para regularizar inúmeras patentes que não estão em uso, por não estarem legalizadas.


Fonte: Agência Senado

Anterior

Comissão especial aprova código nacional de ciência e tecnologia

Próxima

Brasil terá £ 27 milhões de fundo britânico para ciência e inovação