O governo britânico anuncia hoje a inclusão do Brasil entre os países que receberão cotas do Fundo Newton de apoio à ciência em países em desenvolvimento.


Programas brasileiros receberão um investimento de até £ 27 milhões (R$ 100 milhões), condicionado a um depósito de igual valor por parte de instituições nacionais. Um terço do valor já está assegurado por acordo com o Confap (Conselho Nacional de Fundações de Apoio à Pesquisa).


O dinheiro deverá ser repassado ao Brasil ao longo de três anos e será destinado a três diferentes fins: capacitação de profissionais, projetos de pesquisa e apoio à inovação.


O fundo pode bancar programas em qualquer área da ciência, mas prioriza temas ligados ao desenvolvimento, segundo Caroline Cowan, diretora de ciência e inovação da embaixada do Reino Unido. Ela cita bioeconomia, biodiversidade, segurança alimentar, mudanças climáticas, doenças negligenciadas e urbanismo como focos de interesse. O lançamento do fundo será hoje às 11h na reitoria da USP, com presença de George Osborne, ministro britânico de Finanças.


Fonte: Folha de S. Paulo

Anterior

Prazo máximo de 180 dias para concessão de patente será debatido em audiência

Próxima

Evento discutirá insumos farmacêuticos