No dia 17/11, foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Grupo Executivo do Complexo Industrial (Gecis), no Hotel Grand Bittar, em Brasília. Coordenado por Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), o encontro contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a secretária do Desenvolvimento da Produção, Heloísa Menezes, representando o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
Foto: Erasmo Salomão – Ascom/MS.
O principal tema debatido na reunião foi a efetivação da primeira Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para a produção de equipamentos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de acordo para transferência de tecnologia entre o Instituto Carlos Chagas (ICC)/Fiocruz-Paraná e a Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos Hospitalares. Serão produzidos kits para diagnóstico rápido de HIV, rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B.
O Gecis também tratou da assinatura do protocolo de Cooperação Técnica e Operacional em Vigilância Sanitária, convênio firmado entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Fundação Universidade de Brasília (UNB) que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito científico, acadêmico e técnico. O foco é o aprimoramento de processos e práticas na área de vigilância sanitária. Zich Moysés, diretor do Departamento do Complexo Industrial da Saúde e Inovação do MS, aproveitou para fazer uma apresentação sobre o andamento das atividades do Grupo de Trabalho de Farmacologia.
A Abifina esteve presente na reunião, representada pelo presidente Jean Peter, o 1º vice-presidente Nelson Brasil, o vice-presidente do Segmento Farmoquímico Nicolau Pires Lages, a diretora de Relações Institucionais Telma Salles, e o diretor de Assuntos Regulatórios Farmoquímicos Odilon Costa.