O Plano Brasil Maior e o incentivo à inovação tecnológica em saúde foram temas de discussão no IV Fórum Nacional sobre Inovação Tecnológica na Área de Saúde no Brasil, realizado no dia 10 de maio, no Senado Federal. Carlos Gadelha, secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), destacou que “25% do que é gasto no mundo é investido na saúde”, ressaltando que se trata de um setor estratégico para o crescimento econômico do País. Complementando seu discurso, Luis Elias, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), frisou a importância da inovação tecnológica para o setor.



A questão de patentes foi levantada pela chefe de divisão de fármacos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Núbia Benício, afirmando que o instituto vem trabalhando para promover maior agilidade no processo, buscando, ainda, priorizar fármacos utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o MS.


Outro assunto discutido foi a necessidade de profissionais qualificados, de um mercado de consumo crescente, com baixa taxa de juros, e do apoio do governo para pesquisa e infraestrutura. Odilon Costa, diretor da ABIFINA, esteve no evento ressaltando também a importância da motivação do cidadão brasileiro para o crescimento do País.


O fórum contou ainda com a professora Bartira Bergmann, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, frisando a necessidade de maior interação entre universidades e empresas para a ampliação da pesquisa e desenvolvimento (P&D). Também estiveram presentes representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).


 

Regulação sanitária na pauta da Assembleia Geral da OMS
Anterior

Regulação sanitária na pauta da Assembleia Geral da OMS

Próxima

Criação de uma empresa pública para Bio-Manguinhos é autorizada

Criação de uma empresa pública para Bio-Manguinhos é autorizada