A Confederação Nacional de Indústria (CNI) lidera participação de mais de 300 empresários em missão empresarial brasileira à China. A iniciativa foi organizada por ocasião da visita de Dilma Rousseff ao país e tem como objetivo realizar prospecção de oportunidades e estimular o fortalecimento das relações comerciais e o potencial dos investimentos existentes nos dois países.
Na agenda estão incluídos, além de workshop com especialistas no mercado chinês, o seminário “Brasil-China: Para além da complementaridade” e a reunião com investidores chineses interessados em investir no Brasil. Além disso, parte da delegação empresarial deverá estender participação no Fórum dos BRICS, na província de Sanya – Hainan.
A ação é uma realização conjunta do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e CNI. O intuito brasileiro é demonstrar a disposição do País em estimular o comércio bilateral e as relações de investimentos recíprocos, além de buscar uma parceria mais equilibrada entre os dois emergentes.
Nos últimos dez anos, a China se converteu no principal parceiro comercial do Brasil, tendo a corrente de comércio avançado 2.300%, alcançando US$ 56,38 bilhões. A pauta das exportações brasileiras continua com forte participação de produtos básicos, mantendo-se uma tendência dos últimos anos, em que minérios de ferro, soja e óleos brutos de petróleo encabeçam as vendas à China.
Como resultados da aproximação estratégica com o mercado chinês, espera-se maior agregação de valor à pauta comercial Brasil-China e o posicionamento de setores brasileiros com potencial competitivo no mercado asiático, a exemplo dos materiais eletro-eletrônicos, máquinas e motores, plásticos e derivados e produtos minerais. Os setores indicados representam, conjuntamente, 44,49% do total das importações chinesas, conforme dados do MDIC referentes a 2009.