17 de fevereiro de 2011


A entrada de novos genéricos no mercado está contribuindo para ampliar o acesso da população aos tratamentos de saúde. Atualmente, a Anvisa dá prioridade ao registro de medicamentos que ainda não contam com a presença de genéricos e que são importantes do ponto de vista da saúde pública. Um exemplo é a recente concessão de registro para os dois primeiros medicamentos genéricos com a substância Tenofovir, utilizada no tratamento de AIDS.


A existência desse genérico vai permitir que a concorrência reduza o preço que o governo paga pelo produto. Outro medicamento que teve seu primeiro genérico registrado é a Dacarbazina, utilizada no tratamento de câncer, e que também vai permitir o acesso a preços menores, já que o genérico entra no mercado com um preço pelo menos 35% menor do que o medicamento de referência.


No último dia 2 de fevereiro, a Anvisa publicou a RDC 02/11, que  instituiu novas regras para os procedimentos de acompanhamento, instrução e análise dos processos de registro e pós-registro de medicamentos de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente os resultantes de desenvolvimento ou de transferência de tecnologia viabilizados por parcerias do tipo público-público e público-privada. Esta é mais uma iniciativa para permitir que os medicamentos mais importantes cheguem à população e ao sistema público de saúde.


Medicamentos que tiveram seu primeiro registro como genérico recentemente





























Medicamento


Finalidade Terapêutica


Data de Publicação do Registro


Fumarato de Tenofovir Desoproxila


Antiretroviral – AIDS  e Hepatite B


07/02/2011 e 14/02/2011


Fumarato de Quetiapina


Esquizofrenia aguda ou crônica


03/11/2010


Rosuvastatina Cálcica


Redução do colesterol e dos riscos cardiovasculares


14/02/2011


Entacapona


Tratamento de Parkinson


17/01/2011


Dacarbazina


Antineoplásico – combate ao câncer


31/01/2011


Nesta segunda-feira (14/2),  a Anvisa publicou, também, o primeiro registro de um insumo farmacêutico ativo (IFA), princípio ativo responsável pelo funcionamento dos medicamentos. O primeiro insumo registrado na Agência é o Aciclovir, substância empregada no tratamento da herpes zoster. O início do registro de insumos farmacêuticos vai garantir a isonomia das exigências sanitárias em relação aos produtos elaborados no país e os importados. Isso significa um incentivo ao desenvolvimento dos setores farmoquímicos e farmacêuticos do Brasil, e garante o acesso a produtos de melhor qualidade pela população brasileira.


Vanessa Amaral/ Imprensa – Anvisa

FINEP divulga resultado preliminar da Subvenção
Anterior

FINEP divulga resultado preliminar da Subvenção

Próxima

Governo estabelece prazo de 60 dias para apresentar nova fase da política industrial

Governo estabelece prazo de 60 dias para apresentar nova fase da política industrial