As recentes mudanças na gestão refletem o propósito da empresa de continuar trilhando caminhos inovadores
No mundo cada vez mais tecnológico e competitivo do agronegócio brasileiro, a Ourofino Agrociência é uma empresa sólida, em busca constante por inovação e crescimento, sempre contribuindo para levar as soluções ideais aos clientes e parceiros, foco do negócio. Em um cenário no qual a tecnologia redefine os limites das atividades rurais, a empresa, além de se adaptar aos novos desafios, une seu conhecimento adquirido pela origem brasileira com parcerias internacionais para levar ainda mais inovação ao mercado.
Nos últimos três anos, a Ourofino Agrociência deu passos largos no sentido da inovação e diferenciação para o produtor, trazendo ao mercado quatro produtos com moléculas inéditas, resultado de alianças estratégicas. É o caso da sociedade com as japonesas Mitsui e ISK, além da parceria com a coreana FarmHannong, uniões que reforçaram a posição competitiva da companhia.
Nesse contexto dinâmico, as recentes mudanças na gestão refletem a ambição da empresa em continuar trilhando caminhos inovadores. Desta forma, são realizados diversos movimentos e investimentos, como nas áreas de Marketing, P&D e PDI.
A chegada de Guilherme Galvão, com duas décadas de expertise em multinacionais do agronegócio, é um ponto ímpar nessa jornada. A vinda do novo executivo para a área de Marketing dá maior relevância estratégica, ficando à frente das áreas de Comunicação Estratégica, Desenvolvimento de Mercado, Pricing, Inteligência competitiva, Gestão de Produtos, Acesso e Customer Experience.
Para Marcelo Abdo, CEO da Ourofino, a presença de Galvão é importante e contribui para estabelecer um plano de expansão seguro. “Ele cumpre um papel importante e caminha junto com a equipe para manter a companhia em crescimento, com estratégias para nos tornar ainda mais competitivos. Galvão chega para fortalecer nossa equipe em direção a novos êxitos em um mercado cheio de oportunidades”, diz Abdo.
Galvão conta que o departamento amplia o estilo de atuação estratégica. “Vamos fomentar ainda mais conexões e alianças entre as diversas áreas da empresa. O objetivo é capturar sinergias e oportunidades em favor dos clientes e do negócio, intensificando o nosso foco no desenvolvimento do time e na construção de resultados consistentes e sustentáveis”, diz.
Nova gestão em P&D e PDI
Para prosseguir com o avanço no posicionamento estratégico e aumentar sua participação no mercado de especialidades, a companhia de origem brasileira identificou a importância de se ter um profissional com amplo conhecimento sobre a empresa, o negócio e o ambiente de produção para o desenvolvimento de novas soluções.
Para isso, definiu que Leonardo Araújo focará sua gestão exclusivamente nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D e PDI). Araújo tem mais de 20 anos de experiência no agronegócio, com MBA e especializações que contribuíram para seu knowhow. Atuou na gestão das áreas de Marketing, P&D e PDI da Ourofino por cerca de quatro anos.
“Somos cada vez mais uma empresa de especialidades, desenvolvendo continuamente nossa área de pesquisa e desenvolvimento e fortalecendo relações com instituições nacionais e internacionais de P&D, além da parceria com os hubs de inovação, a exemplo do AgTech Garage, em Piracicaba (SP) e Uberaba (MG), e o Dabi Business Park, em Ribeirão Preto (SP). A inovação é o que nos move”, comenta Araújo.
O objetivo é ter ainda mais foco no que é a essência do propósito da empresa: a inovação – tão presente em seu DNA.
Investimentos em inovação
“Estamos fortalecendo o nosso time de liderança, que cumpre um papel fundamental nessa trajetória, juntamente com o desenvolvimento de nossos colaboradores e investimentos em pesquisa”, conta Abdo.
De fato, os processos de pesquisa e desenvolvimento têm grande importância para a companhia de origem brasileira. No ciclo encerrado em abril de 2023, cerca de 2,5% do faturamento foi investido em P&D.
De acordo com ele, as mudanças na liderança vão muito além de uma reestruturação interna, pois revelam um movimento estratégico para impulsionar a Ourofino Agrociência para os próximos patamares de sucesso. “Com Galvão, à frente do Marketing, e Araújo, focado em P&D e PDI, a empresa se posiciona para reimaginar a agricultura brasileira, promovendo sua evolução no mercado de novas tecnologias e também em inovação e responsabilidade social”, reforça.
Premiações
Num mercado que exige soluções diferenciadas e inovadoras, a Ourofino Agrociência se destaca por números positivos e por grandes conquistas. O Selo Mais Integridade, obtido em reconhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 2022/23 e a inclusão no ranking Great Place to Work (GPTW) entre as melhores empresas para trabalhar de São Paulo demonstram o compromisso da empresa com resultados e, principalmente, com as pessoas. A empresa foi ainda destaque no ranking das melhores indústrias para se trabalhar no Brasil, também pelo GPTW, conquistando a 14ª colocação.
Outra recente conquista é celebrada pela indústria: pela terceira vez consecutiva, a Ourofino Agrociência está presente no ranking Melhores do Agronegócio, estando no top 10 no setor de defensivos agrícolas.
“A visão estratégica da Ourofino Agrociência projeta um futuro no qual a inovação, sustentabilidade e responsabilidade social são pilares fundamentais do sucesso”, finaliza Abdo.
Sobre a Ourofino Agrociência
A Ourofino Agrociência é uma empresa de origem brasileira, fabricante de defensivos agrícolas, com 13 anos de atuação. Sua fábrica, considerada uma das mais modernas do mundo no segmento, está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e possui capacidade de produção de 200 milhões de quilo/litros por ano. São mais de 50 mil m² de área construída, com equipamentos de última geração e ambiente automatizado. A empresa desenvolve produtos, serviços e tecnologias com base nas caraterísticas do clima tropical, seguindo o propósito de Reimaginar a Agricultura Brasileira. Mais informações no site ourofinoagro.com.br.