Os ministérios da Saúde (MS) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) relançaram o Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), por meio do Decreto nº 11.464/2023. A norma traz novidades. A primeira é incorporar ao colegiado o aspecto econômico da indústria da saúde. Outra é a inclusão de representantes da sociedade civil, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), sindicatos e empresários. O anúncio foi feito no evento “Reconstrução do GECEIS: a saúde como estratégia de governo”, em 3 de abril. A ABIFINA participou com seus dirigentes e associados.
Já em reunião no dia 14 de março a associação tinha defendido a pauta do GECEIS com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do MS, Carlos Gadelha. Foram discutidas propostas para fortalecer o setor, incluindo a política das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e o apoio a projetos de leis.
Ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a entidade apresentou, em abril, sua agenda estratégica para os segmentos de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) e de produtos farmacêuticos. Já representantes do ministério mostraram as ações iniciais planejadas pela nova gestão no âmbito da Rede Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Insumos Farmacêuticos (Rede Pró-IFA).
A ABIFINA ainda promoveu reunião, no fim de abril, com representantes do BNDES para discutir a nova política industrial e seus desafios. Na ocasião, João Paulo Pieroni, Superintendente da Área de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, informou que o banco busca reconstruir a relação com a indústria e retomar agenda de inovação e comércio exterior.