Um projeto da Fábrica Carioca de Catalisadores – FCC S.A. ganhou o primeiro lugar na categoria Políticas Externas e Criativas de Gestão de Resíduos do Prêmio Consciência Ambiental Immensitá. Mais de 150 organizações de diferentes estados brasileiros inscreveram projetos. Na iniciativa da FCC S.A., 100% dos resíduos sólidos inorgânicos à base de sílica e alumínio, resultantes do processo industrial e que iam para aterros sanitários, são destinados para produção de insumos para a construção civil.
O tratamento começa com o material despejado em bacias de decantação, de onde é bombeado para um filtro, prensado e desidratado. Isso gera uma torta com concentração de 40% a 60% de componentes sólidos. Esse material é transportado segundo as normas ambientais, como a contratação de empresa de transporte licenciada e emissão de manifesto de transporte de resíduos.
O projeto vai na linha da economia circular ao reduzir os resíduos e o consumo de matérias-primas. A empresa investe nessa área também por meio de produtos e projetos. O catalisador Cyclus, por exemplo, promove reciclagem química de resíduos sólidos urbanos por meio de pirólise em etapa única.
Além disso, a FCC auxilia os clientes no gerenciamento do catalisador de equilíbrio (E-Cat), empregando sua experiência em logística reversa e no reaproveitamento do produto em outros ciclos produtivos. Também forma parcerias para desenvolver tecnologias de reciclagem avançada de plásticos.
Complementando essas ações, a FCC S.A. trabalha no eixo da responsabilidade social. A empresa encerrou seu segundo edital público “Catalisar” para patrocinar projetos sociais via leis de incentivo fiscal. Outro exemplo é o Programa de Voluntariado – Corrente do Bem, que realizou, em junho, o plantio de 900 mudas nativas na restinga de Grumari, no Rio de Janeiro.