Líder na produção de tensoativos e especialidades químicas, a Oxiteno possui 11 unidades industriais nas Américas e escritórios em todo o mundo.
A atitude empreendedora marca seus 46 anos de história: foi a primeira produtora de óxido de eteno no País e, graças à sua estrutura única, se consolidou como líder de produção no continente. A multinacional química é parte do grupo Ultra e atua no desenvolvimento de soluções para múltiplos segmentos: Agrochemicals, Coatings, Home and Personal Care e Oil&Gas.
As parcerias ocupam um papel central na forma de fazer negócios da empresa. Com relacionamento próximo, expertise técnica, capabilities e excelência operacional, a Oxiteno desenvolve projetos de inovação direcionados às necessidades do cliente. Com investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a empresa oferece soluções customizadas, que vão além do portfólio.
Alinhado a essa estratégia, o Laboratório de Agrochemicals, localizado no Centro de P&D, em Mauá, São Paulo, possui infraestrutura que faz a diferença na busca de soluções e permite que a Oxiteno atue em todas as etapas de desenvolvimento de formulações, da síntese ao campo. A unidade inclui equipamentos de ponta e uma planta piloto, além da equipe de especialistas com grande conhecimento técnico, científico e prático.
Da síntese dos protótipos até a simulação de aplicação, são necessários diversos testes. Equipamentos de precisão como Reômetro, Mastersizer, LUMiSizer e Tensiômetros de gota e de bolha determinam as propriedades físico-químicas dos compostos para adequá-los ao modo, alvo e dose correta do produto, visando garantir a segurança e eficácia da aplicação.
O Centro de P&D permite também simular as condições de aplicação dos produtos no campo. Para tanto, conta com uma câmara de crescimento de plantas e uma câmara de pulverização (spray chamber). A spray chamber simula a pulverização no campo, tornando possível realizar testes in-house de eficácia biológica com herbicidas e estudos gerais de aplicação de quaisquer caldas. O laser instalado para operar com a câmara permite medir o perfil de distribuição de gotas pulverizadas e, a partir disso, calcular o potencial de deriva da aplicação. Essa combinação faz da empresa a única do País com tais capacidades, dentre todos os fabricantes de surfactantes.