Estudos recentes publicados pelo IQVIA revelam que o Brasil subiu uma posição no ranking global de mercados farmacêuticos em 2018, tornando-se o sétimo maior mercado do mundo e o maior da América Latina. O País experimentou um crescimento relevante de 11%, chegando a R$ 90 bilhões de faturamento. As projeções indicam que podemos subir mais alguns degraus no futuro próximo, chegando à quinta posição no cenário mundial em 2023, impulsionados pelas dimensões continentais de nosso território, pelo envelhecimento da população e pelos investimentos constantes que vêm sendo realizados pela indústria nacional em Pesquisa & Desenvolvimento.
Somente através da inovação é que alcançaremos uma posição relevante e competitiva no mercado internacional. Apesar dos gargalos e desafios existentes, cada vez mais se intensificam o diálogo e a parceria entre empresas, governo e universidades em prol do incentivo e estímulo à Inovação.
Para o Aché, a internacionalização é uma das oportunidades que buscamos para a expansão dos nossos negócios. Tal processo decorre naturalmente da busca contínua para encontrar soluções inovadoras voltadas a necessidades médicas não atendidas. A partir da prospecção de parceiros internacionais e da definição de uma estratégia de licenciamento de produtos diferenciados, desenvolvidos no Brasil, iniciamos as primeiras exportações em 2007.
Os primeiros contratos vieram logo após o lançamento de um produto inovador do Aché, o Acheflan, primeiro fitomedicamento com pesquisa e desenvolvimento 100% nacionais a ser exportado para os Estados Unidos, maior mercado consumidor de produtos voltados à saúde no mundo. Trata-se de um potente anti-inflamatório, elaborado a partir do extrato da Cordia verbenacea, uma planta encontrada na Mata Atlântica. Foi o primeiro medicamento patenteado pelo Aché. Hoje, o Acheflan está entre os líderes de vendas na categoria prescrição, sendo comercializado para mais de vinte países em cinco continentes.
Nosso portfólio internacional compreende 32 produtos para diferentes classes terapêuticas, exportados para mais de 26 países da América Latina e outros continentes. De 2017 para 2018, nossa área de out-licensing expandiu suas atividades em cerca de 50%. Uma das ações tem sido o desenvolvimento de dossiês em formatos adequados para a submissão em mercados altamente regulados, o que contribuirá significativamente para ampliar ainda mais nosso processo de internacionalização. No ano passado, lançamos oito novos produtos no mercado internacional e seis novos registros foram aprovados.
Para suportar a estratégia voltada à inovação, investimos anualmente cerca de 10% do Ebitda da companhia na descoberta e no desenvolvimento de produtos inovadores. Um exemplo disso é a nova terapia experimental para combater o vitiligo, que está em fase de estudo clínico na Europa e deverá chegar ao mercado internacional em 2023. Além disso, temos preparado nossas instalações para atender às exigências dos órgãos regulatórios não só brasileiros, como também internacionais.
Com a inauguração da nova fábrica localizada no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, iniciamos um novo capítulo de uma história que inclui maior capilaridade internacional, o que muito nos orgulha. A previsão é de que a fábrica esteja em plena operação no final de 2021. Até lá, serão investidos cerca de R$ 660 milhões. A planta está sendo construída seguindo os conceitos de Manufatura de Classe Mundial ou World Class Manufacturing (WCM). Os equipamentos são de última geração e estão adequados às mais rígidas normas regulatórias mundiais, de agências como Food and Drugs Administration (FDA) e European Medicines Agency (EMA), o que potencializará a aprovação da comercialização de medicamentos em países onde o Aché ainda não atua.
A nova planta coloca o Aché em vantagem competitiva para a exportação. Estamos próximos ao Porto de Suape e investimos em tecnologia para ganhos de eficiência produtiva e logística. Para os próximos anos, continuaremos trabalhando para disponibilizar produtos inovadores para o Brasil e outros países, esperando assim cumprir com o nosso propósito de levar mais vida às pessoas, onde quer que elas estejam.