Do Brasil para o mundo
Primeira vez, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) desenvolveu um documento destinado a propor medidas para ampliar a inserção internacional das empresas brasileiras. Essas prioridades foram apresentadas no dia 20 de junho, em Brasília, para o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e o secretário- -executivo do Ministério das Relações Exteriores, Marcos Galvão, no encontro da Coalização Empresarial Brasileira (CEB). O presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, e o diretor de Relações Internacionais, Odilon Costa, participaram da reunião.
Top five
O presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, participou de audiência da CNI com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no dia 21 de junho, em Brasília. A Confederação apresentou propostas para o crescimento da economia. Documento elaborado pela indústria elenca cinco ações emergenciais: rever o programa de refinanciamento de débitos fiscais; ampliar o prazo de recolhimentos de tributos; regularizar as condições de crédito às empresas; assegurar a rentabilidade das exportações; e garantir recursos para o financiamento das exportações.
Capa citação na empresa
Em junho, a ABIFINA realizou três oficinas do Programa de Capacitação Tecnológica de Empresas, desenvolvidas sob demanda e ministradas na sede das próprias companhias. A EMS, em Hortolândia (SP), recebeu duas edições, com os temas “Propriedade intelectual e prospecção tecnológica em biotecnologia” e “Inteligência competitiva e inovação”. Na empresa Momenta Farma, em São Paulo, a oficina abordou “Propriedade intelectual e inovação”.
LPI em análise
O papel da ABIFINA na construção da Lei da Propriedade Industrial (LPI) foi relembrado por Reinaldo Guimarães, 2º vice-presidente da entidade, no seminário “20 anos da LPI”. O evento foi realizado em 03 de junho, no Rio de Janeiro, pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf).
Cenário atualizado
Para ouvir e debater com o novo governo como estão sendo conduzidas as questões de propriedade intelectual, os vice-presidentes da ABIFINA, Nelson Brasil e Reinaldo Guimarães, se reuniram com dirigentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no dia 22 de junho, na sede da autarquia, no Rio de Janeiro. Pelo INPI estavam presentes o presidente Luiz Pimentel, o procurador-chefe Loris Baena, o diretor de Patentes, Júlio César Moreira, e Flávia Trigueiro, da Coordenação-Geral de Patentes I, os quais abordaram temas como backlog, pedidos divididos e a nova estrutura do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic). Também participaram da reunião pela ABIFINA a diretora de Propriedade Intelectual, Letícia Covesi, o advogado Pedro Barbosa e a consultora da Gerência Técnica e de Propriedade Intelectual Ana Claudia Oliveira.
Missão completa
O Comitê Farmo encaminhou as contribuições dos associados para os guias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um deles estabelece recomendações para as indústrias fazerem o relatório sumário de validação de processo de fabricação de medicamentos. O segundo guia trata da qualificação do transporte de produtos biológicos. Já o último guia trata do perfil de degradação de medicamentos.
Medicamentos
A Farmacopeia Brasileira foi tema da reunião do Comitê Farmo e Bio realizada em abril. O coordenador da Farmacopeia, Varley Souza, e a especialista Riviane Gonçalves detalharam as ações na área. Já os especialistas Benjamin Gilbert e Fabiana Frickmann apresentaram dados da Fiocruz para subsidiar a elaboração de monografias de plantas medicinais.
Conhecimento
A ABIFINA participou do 3º Simpósio Internacional de Imunobiológicos, promovido em maio por Bio-Manguinhos. Além de acompanharem as discussões do evento, o 2º vice-presidente da entidade, Reinaldo Guimarães, e o diretor de Biotecnologia, Gilberto Soares, foram debatedores no workshop sobre governança do conhecimento.