REVISTA FACTO
...
Jan-Mar 2016 • ANO X • ISSN 2623-1177
2024
75 74
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Artigo

JOGANDO NA OFENSIVA: OUROFINO AGROCIÊNCIA

Plantar, colher, levar alimento e energia de qualidade para o mundo. Essa é a missão da Ourofino Agrociência, empresa 100% brasileira e considerada uma das mais modernas no segmento de defensivos agrícolas. Fundada em 2010 por Norival Bonamichi e Jardel Massari, presidente e vice-presidente, respectivamente, a empresa nasceu com o objetivo de ser presente na rotina do agricultor, fomentando a agricultura criativa e o crescimento saudável do setor.

ATUANTE NO SEGMENTO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, A EMPRESA BRASILEIRA MOSTRA POR QUE ESTÁ EM CAMPO

Plantar, colher, levar alimento e energia de qualidade para o mundo. Essa é a missão da Ourofino Agrociência, empresa 100% brasileira e considerada uma das mais modernas no segmento de defensivos agrícolas. Fundada em 2010 por Norival Bonamichi e Jardel Massari, presidente e vice-presidente, respectivamente, a empresa nasceu com o objetivo de ser presente na rotina do agricultor, fomentando a agricultura criativa e o crescimento saudável do setor.

Em apenas cinco anos, o sucesso da gestão e do direcionamento no mercado possibilitou um grande crescimento, o que trouxe à Ourofino, em 2015, faturamento de mais de R$ 530 milhões. “A confiança em nossos produtos e em nossa equipe é fruto de um trabalho respeitoso e dedicado junto aos produtores. Somos uma empresa dinâmica, ágil e que busca sempre estar ao lado do agricultor, oferecendo as melhores soluções e práticas inovadoras. Esses são alguns dos motivos que nos consolidaram no mercado”, afirma Everton Molina Campos, gerente de Marketing e Inteligência Competitiva da Ourofino Agrociência.

Incremento de portfólio, registros de produtos, soluções efetivas para crises na lavoura, novas fórmulas, prestação de serviços de industrialização, aumento de market share e faturamento foram algumas das consagrações em meia década de história da Ourofino Agrociência.

Atualmente, a empresa conta com uma equipe formada por mais de 320 profissionais, localizados nas unidades de Uberaba (MG), Guatapará (SP) e Ribeirão Preto (SP), onde está a sede administrativa, e mais um time em campo com 70 representantes técnicos, que visitam os clientes com regularidade.

Para manter a qualidade de seus produtos, a Ourofino Agrociência também possui um escritório em Xangai, na China, desde 2012. Lá trabalham profissionais que mantêm contato com fornecedores de matéria-prima e realizam constantes inspeções para que se mantenha o padrão exigido.

MERCADO

Diante da instabilidade política e econômica que fez o País estagnar com a desvalorização da moeda, a redução do PIB, o aumento da inflação, a elevação dos juros e a dificuldade de acesso ao crédito, a Ourofino deu um passo a frente e se recriou para o setor, driblando a crise.

Em 2015, adotou novas estratégias de vendas, investiu e reestruturou o organograma e as diretrizes da organização. Para fechar o gol e entrar com o pé direito neste novo ciclo, a Ourofino convocou os sócios- -proprietários e um comitê, formado por diretores de marketing e R&D, vendas, supply, logística e indústria, para trazerem à empresa mais conexão com as necessidades do mercado e tomar de decisões de forma mais prática, rápida e precisa.

“A Ourofino mudou seus rumos em 2015 para se preparar para essa nova realidade do mercado e deu muito certo. Este ano, devemos continuar colhendo bons frutos dessa mudança de estratégia e consolidar nossa posição no mercado. Este é o momento da empresa se posicionar junto aos clientes e fornecedores, mostrando ser capaz de firmar parcerias de longo prazo e que possam trazer benefícios mútuos”, comenta Marcelo Abdo, diretor Financeiro da Ourofino Agrociência.

Em 2016, a empresa ampliará as vendas para usinas e cooperativas, em curto prazo, e buscará novos projetos para comercializar produtos e serviços. “Sabemos que será um ano difícil para a economia brasileira. No entanto, acreditamos que o agronegócio será contra o fluxo. O Real desvalorizado deve ajudar na manutenção da competitividade do grão brasileiro e o mercado sucroenergético deve ter um período favorável, ao contrário da crise enfrentada nos últimos anos. Para a Ourofino, tudo isso se apresenta como oportunidade. Acreditamos que 2016 será de consolidação e que, fazendo a lição de casa bem feita, estaremos estrategicamente posicionados para os próximos anos”, afirma Abdo.

TECNOLOGIA

Hoje, a empresa possui 19 produtos no portfólio e mais de 30 já foram submetidos para registro, com expectativa de chegarem ao mercado nos próximos cinco anos. São herbicidas, fungicidas, inseticidas e maturadores, principalmente, para cana-de-açúcar, soja, milho e algodão. Um dos futuros destaques é para combater os fungos da soja.

”Com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar (fitopatologistas, pesquisadores, especialistas em formulações, supply e área regulatória), estamos criando um produto inovador, que deverá chegar ao mercado em breve”, destaca Luciano Galera, diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento.

Novos produtos para culturas como pastagem, café, citrus e trigo também estão previstos. Para construir um futuro sólido e receber as novidades com organização da demanda, a empresa também passou por reestruturações nas áreas de marketing, desenvolvimento e pesquisa.

“A Ourofino precisa estar conectada com as necessidades dos produtores e com as tendências tecnológicas, atendendo com qualidade e agilidade todas as demandas”, diz Galera.

A FÁBRICA

Localizada em um cinturão químico em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a fábrica está construída em uma área de 40 mil m² e possui capacidade de produção de 100 milhões de litros ao ano.

Com equipamentos modernos, o projeto foi concebido dentro dos padrões “World Class Manufacturing”. A planta é composta por duas fábricas independentes, sendo uma para a produção de herbicidas e outra destinada a fungicidas, inseticidas, espalhantes adesivos e óleo mineral, o que evita riscos de contaminação cruzada. O processo de produção é altamente automatizado, focado em segurança do trabalho, qualidade dos processos, saúde dos funcionários e cuidado com o meio ambiente.

Outro diferencial da Ourofino Agrociência é o espaço criado para teste e desenvolvimento das soluções: o Centro de Pesquisa Agronômica, certificado pelo governo brasileiro através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na fazenda experimental, todas as soluções são testadas e desenvolvidas por uma equipe altamente qualificada para, posteriormente, liberação dos produtos no campo.

Tantos cuidados, estudo e responsabilidade com a agricultura brasileira trazem à Ourofino um placar repleto de certificações em práticas de fabricação (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001) e gestão de saúde e segurança do trabalho (OHSAS 18001). Em 2016, aguarda-se a certificação da ISO 17025, que atesta a capacitação técnica da equipe de laboratórios para realização de análises.

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE CRISE
Anterior

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TEMPOS DE CRISE

Próxima

BLANVER ANUNCIA PLANO DE CRESCIMENTO