Outro tema importante que vem sendo tratado com a Anvisa é a farmacopeia na regulação sanitária, abordado no Comitê Farmo da ABIFINA de 24 de junho por Mônica da Luz Carvalho Soares, da Coordenação da Farmacopeia Brasileira. Segundo ela, um dos problemas na área é a falta de laboratórios para que se desenvolvam estudos para a farmacopeia nacional, que hoje é apenas uma adaptação das internacionais.
Mônica também antecipou que está em elaboração o Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira, documento que servirá de guia para a prescrição de fitoterápicos no Brasil. A publicação está prevista ainda para 2015. Também uma boa notícia é que a Farmacopeia vai priorizar e aumentar o número de doenças negligenciadas cobertas em seu escopo.
A Farmacopeia é o código farmacêutico oficial dos países, que reúne os critérios de qualidade dos farmoquímicos e medicamentos. Portanto, institui parâmetros para as ações da vigilância sanitária. A Anvisa vem estudando, com apoio da ABIFINA e outras entidades, a criação de uma resolução que atualize a Farmacopeia, de modo a garantir a proteção da saúde dos brasileiros.