ENIFARMED
A ABIFINA esteve ativa nos debates sobre como incentivar a indústria brasileira durante o 9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed). Lelio Maçaira, da Laborvida, participou da primeira plenária como representante da entidade para discutir o tema “Políticas de fomento, uso do poder de compras e encomendas: perspectivas diante do cenário econômico atual”. Já as ações para que a indústria possa produzir com insumos da biodiversidade brasileira foi o tema tratado em sessão temática por Ana Claudia Oliveira, gerente técnica e de Propriedade Intelectual da ABIFINA. Letícia Covesi, da associada EMS, representou a ABIFINA como debatedora do tema “Prospecção de patentes na área de câncer”.
BIOLÓGICOS
Os produtos de baixa complexidade estão entre as prioridades do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Biológicos da ABIFINA. Na terceira reunião, realizada no dia 12 de agosto, o GTT definiu os pontos que pretende discutir com a Superintendência de Medicamentos e Produtos Biológicos (Sumed) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para criar maior embasamento no tema, o grupo fará encontros com especialistas.
NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS
Na intenção de mapear os interesses das indústrias em futuras negociações comerciais, a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) se reuniu em agosto. A ABIFINA participou representada por Marcelo Almeida Quintão, do Grupo Farmabrasil. A reunião analisou as consultas públicas que envolvem negociações com a Associação Europeia de Livre Comércio (European Free Trade Association – EFTA), o Canadá, a República do Líbano, a República da Tunísia, o México e Cuba.
ENAEX 2015
A analista técnica da ABIFINA Fernanda Costa acompanhou o 34º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro, em agosto. O encontro contou, na solenidade de abertura, com as presenças do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, do ministro-chefe da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, e do governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
REAVALIAÇÃO DE DEFENSIVOS
O Ministério da Agricultura está levantando dados sobre aspectos agronômicos, ambientais e toxicológicos que comprovem a importância de seis princípios ativos questionados pelo Ministério Público. Para isso, reuniu em agosto Ibama, Anvisa e setor produtivo – neste último grupo, a coordenadora de registro da Ourofino, Vanessa Ramiro, representou a ABIFINA. Estão em reavaliação os produtos Abamectina, Carbofurano, Glifosato, Lactofem, Paraquate e Thiram.
PIS/COFINS
Entidades reunidas no Fórum Nacional da Indústria (FNI) buscaram alinhar, em agosto, uma posição quanto à reforma do PIS/Cofins. Participaram da reunião o presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco, e o diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa. Eles acompanharam as apresentações sobre a proposta da Secretaria da Receita Federal, que podem ser acessadas no portal da ABIFINA (www.abifina.org.br). Lá também estão disponíveis o caderno de indicadores do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 e a carta da CNI “O Brasil que todos queremos”.
CONSELHO DE TECNOLOGIA
Nelson Brasil, 1º vice-presidente da ABIFINA, esteve presente na reunião do Conselho Empresarial de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), do qual faz parte. O encontro foi no dia 19 de agosto, com participação também de Ana Claudia Oliveira, gerente técnica e de Propriedade Intelectual da entidade. O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Esdras Sundfeld, apresentou as atividades da empresa pública.