O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e a empresa Phytobios firmaram parceria para identificação de moléculas bioativas em extratos vegetais de biomas brasileiros. O acordo visa detectar substâncias capazes de combater depressão, infecções bacterianas, câncer, hipertrofia cardíaca e doenças negligenciadas.
Frações purificadas serão obtidas a partir de extratos brutos, e então, submetidas à triagem biológica de alto desempenho, High Throughput Screening (HTS) – método automatizado para ensaios preditivos de eficácia clínica.
“Esta parceria é uma iniciativa de valorização da biodiversidade brasileira, como fonte de inovação tecnológica na área de saúde. Vamos identificar compostos com potencial valor farmacológico e de mercado em amostras coletadas com autorização dos órgãos competentes, garantindo a conservação das espécies e respeitando os princípios de repartição dos benefícios a todos os envolvidos” afirma Cristina Ropke, Diretora Executiva da Phytobios.
O projeto conta ainda com a parceria do Instituto Amigos da Reserva Biosfera da Mata Atlântica. As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas como mundialmente importantes para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável pelo programa MAB/ Unesco, o que torna possível a inovação de ponta alinhada aos preceitos da Convenção sobre Diversidade Biológica.