PDP: MAIS UM REGISTRO
O antirretroviral Sulfato de Atazanavir obteve seu registro no início do ano. Farmanguinhos está responsável pela produção do medicamento no Brasil para o SUS. Trata-se de uma PDP, que envolve ainda o Ministério da Saúde e o laboratório Bristol-Myers Squibb. Segundo o acordo firmado, haverá transferência de tecnologia, fabricação e distribuição do medicamento por cinco anos.
ANTIRRETROVIRAL INFANTIL
O Ministério da Saúde colocou em consulta pública, em março, a proposta de um novo protocolo de tratamento de crianças e adolescentes com HIV. O objetivo é reduzir de seis para quatro semanas o tratamento com o coquetel antiaids AZT para recém- -nascidos de mulheres soropositivas que se trataram durante a gravidez. Como parceiro estratégico do Ministério da Saúde no enfrentamento da Aids, Farmanguinhos produz uma sé- rie de antirretrovirais. Para os pacientes pediátricos, o Instituto desenvolve uma nova formulação de antirretroviral que associa três princípios ativos: Lamivudina 30mg + Zidovudina 60mg + Nevirapina 50mg.
O medicamento, em fase de testes, trará benefícios com a formula- ção em dose fixa combinada, uma vez que facilitará a administração para crianças. A iniciativa está em consonância com a política da Organização Mundial da Saúde (OMS) de estimular o estudo de formulações mais adequadas aos pacientes pediátricos.