REVISTA FACTO
...
Mar-Abr 2010 • ANO IV • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Painel do Associado

Centroflora e NPA ingressam no quadro social da ABIFINA

O Grupo Centroflora e a NPA são as mais novas associadas da ABIFINA. O Centroflora foi fundado em 1957, na cidade de São Paulo, e é hoje o líder Sul Americano na produção e desenvolvimento de extratos vegetais padronizados para as indústrias farmacêutica, de cosméticos e alimentícia. A NPA é uma empresa especializada em prestação de serviços de pesquisa e desenvolvimento em insumos para empresas dos setores químico, farmacêutico, cosmético e de aditivos para alimentos. Tendo uma vasta experiência no desenvolvimento e fabricação de produtos desde a escala de laboratório até a industrial, a empresa está localizada em Jaboticabal, São Paulo. É com enorme prazer que a ABIFINA dá as boas vindas às nossas novas associadas.

EMS terá unidade em Cuba
A terceira maior empresa de medicamentos genéricos do Brasil, a EMS, vai instalar uma fábrica em Cuba, segundo informação da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex). A fábrica será construída em parceria com a empresa cubana Heber Biotec e a ideia é usar Cuba como plataforma de exportação de medicamentos genéricos para a região. O investimento na ilha incluirá transferência de tecnologia cubana para a empresa brasileira. O objetivo da nova unidade é transformar o Brasil em uma plataforma de desenvolvimento de produtos inovadores. “O acordo faz parte de toda a trajetória que a EMS vem trilhando em seus 45 anos, com o desenvolvimento de medicamentos de qualidade e apoio à ampliação do acesso à saúde no Brasil e, também, no exterior”, disse Waldir Eschberger Junior, vice- presidente de Mercado da EMS. Neste acordo, foi fechada a transferência de tecnologia para a fabricação de medicamentos no Brasil, como o aerosol pulmonar Salbutamol, utilizado no combate à asma, e a venda de remédios brasileiros ao país cubano. A previsão é que os primeiros medicamentos dessa parceria estejam disponíveis ao mercado entre dois e cinco anos.

Libbs produz medicamento contra a sonolência
Está disponível no mercado o primeiro medicamento brasileiro para tratamento de sonolência diurna associada à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). O medicamento é produzido pela Libbs Farmacêutica e tem como princípio ativo a modafinila (consumida há 12 anos nos Estados Unidos e Europa) que atua no sistema nervoso central, ativando regiões do cérebro responsáveis pela promoção do estado de vigília, sem interferir no sono. O uso da modafinila é recomendável para pacientes com apneia que continuam com sonolência, mesmo após o tratamento com o Continuous Positive Airway Pressure – CPAP, aparelho que elimina a obstrução da via aérea superior por meio de pressão positiva e melhora a oxigenação do sangue durante o sono.

Filtrum HT da Libbs é indicado por especialistas
Foi constatado, por especialistas em dermatologia, que o Filtrum HT, da Libbs Farmacêutica, indicado para adultos com peles frágeis, de normais a secas, e fotoenvelhecidas, é um dos poucos produtos testados em uso associado à isotretinoína que não registrou efeitos adversos. Seu mecanismo de ação é composto por uma associação de filtros solares que proporcionam amplo espectro de proteção (fator de proteção solar 20 – proteção UVB e PPD12 – proteção UVA). O FPS 20 significa 90% de eficácia na proteção contra raios UVB. O fator UVA 12 é medido de acordo com a metodologia persistent pigment darkening (PPD), estabelecida pela Academia Americana de Dermatologia. Na pele em tratamento cosmiátrico, o Filtrum HT tem a vantagem de não ser um produto comedogênico – compatível com o tratamento e inibidor do surgimento de acne. Os resultados obtidos em estudos clínicos demonstram ausência de potencial irritante e alérgico. A formulação em gel creme garante melhor hidratação para a pele fragilizada. Além disso, possui vitamina E que é comprovadamente um potente antioxidante.

IVB comemora aniversário junto com inovação
O ano de 2010 será de muitas comemorações para o Instituto Vital Brazil (IVB), em homenagem aos 145 anos de nascimento de Vital Brazil Mineiro da Campanha. No dia 28 de abril, data do aniversário do cientista, o instituto inaugurou a Fazenda Vital Brazil, além do novo sistema de purificação de água e da nova área de envasamento de soros. As três inaugurações marcam um passo importante no processo de modernização do complexo fabril do IVB. Na fazenda está localizada a nova Central de Produção de Plasmas Hiperimunes, o mais moderno laboratório deste tipo no Brasil, com tecnologia que aprimorará a qualidade dos soros do instituto. Outra inauguração foi a da nova área de envasamento, localizada no pavimento térreo do prédio de líquidos. O espaço representa um salto tecnológico importante na qualidade da etapa final do processo de fabricação de soros hiperimunes, destinados ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A área atende todas as exigências dos órgãos de vigilância, especialmente quanto às qualificações do ar e sua exaustão. Além disso, nesta área está instalada uma nova máquina envasadora, com tecnologia de ampola fechada, que expõe muito menos o soro à contaminação. A máquina tem capacidade de envasar 12 mil ampolas por hora, mais de seis vezes a capacidade atual. Tudo isso com menor consumo de energia e água e eliminação de riscos eventuais de contaminações. “A aquisição da máquina era aguardada há mais de quinze anos e representa um grande avanço para o instituto, tanto em termos de tecnologia, já que a antiga tinha 50 anos de uso, como de adequação às normas da Vigilância Sanitária”, afirma Antônio Werneck, presidente do IVB.

Bio- Manguinhos completa 34 anos
Maio é um mês especial na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) completou 34 anos no dia 4. A unidade, criada em 1976, é responsável pela produção e desenvolvimento de imunobiológicos para atender às demandas da saúde pública brasileira, uma vez que seus produtos são destinados aos programas dos órgãos do Ministério da Saúde. Em 34 anos de existência, diversas conquistas marcam a história de Bio, como a qualificação junto à OMS para o fornecimento da vacina febre amarela para as Agências das Nações Unidas; uma produção anual de mais de 120 milhões de doses de vacinas – virais e bacterianas; um dos maiores e mais modernos parques industriais da América Latina, que produz as vacinas: febre amarela, poliomielite, Hib, tetravalente contra DTP (difteria, tétano e coqueluche) + Hib, meningite A e C, tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, rotavirus; dentre outras não menos importantes. No mês de maio também se comemora o aniversário da Fiocruz, no dia 25. A Fundação completa 110 anos. Criada em 1900 – com o nome de Instituto Soroterápico Federal-, ela nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira.

Eurofarma registra crescimento de 24% em sua divisão veterinária
A Eurofarma, indústria farmacêutica nacional, anunciou crescimento de 24% no ano de 2009 para a Pearson Saúde Animal, Divisão Veterinária da Eurofarma, que atua no segmento de bovinos e suínos. O resultado é reflexo da adoção de ações estratégicas e inovadoras. Entre elas está a mudança na forma de atuação, corajosa e inédita no mercado veterinário, que inclui uma política comercial única e pulverizada, com uma única tabela de preços e prazos, independente da demanda do cliente. Outro ponto a ser destacado é o esforço concentrado na geração de demanda, com a ampliação da equipe de propagandistas vendedores e a criação do grupo de consultores técnicos especialmente treinados para visitar propriedades, divulgar os produtos e orientar usuários e balconistas, colaborando assim para a formação de profissionais mais qualificados. Paralelamente às mudanças na forma de trabalhar, a Pearson também reforçou sua linha de produtos, tendo adquirido novas marcas e licenças para comercialização. Ao todo, foram adquiridas dez marcas de antiparasitários da indústria Allvet, além da licença de comercialização de Aminofort®, um estimulador hormonal natural, para suprir as deficiências de diversas vitaminas em bovinos, e auxiliar na promoção da fertilidade em machos e fêmeas.

Eurofarma investe em pesquisa com fitoterápico
A Eurofarma se prepara para produzir o seu primeiro fitoterápico e a empresa tem grande expectativa em relação ao seu lançamento, previsto para o final de 2012. No meio do ano, começam os estudos da primeira fase, de testes línicos em humanos do Aleurites moluccana, uma planta conhecida como nogueira-de-iguape, que vem apresentando excelentes resultados como antiinflamatório e analgésico. “Tudo indica que ele pode ser utilizado por longos períodos, sem produzir os efeitos colaterais mais comuns dos outros medicamentos convencionais”, afirma a médica Camille Rodrigues, gerente de pesquisa clínica do laboratório. O investimento inicial foi de R$ 2,3 milhões, dos quais 48% vieram como subsídios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Aleurites faz parte dos projetos de pesquisa radicais, ou seja, que partem do zero. Há outros que investem em moléculas e matérias-primas já conhecidas. Segundo Camille, pesquisas radicais são complexas e significam um risco muito maior para a farmacêutica.

Pearson, divisão veterinária da Eurofarma, lança Doramec®
A Pearson Saúde Animal, Divisão Veterinária da Eurofarma, que atua no segmento de bovinos e suínos, acaba de lançar a nova apresentação de Doramec®, antiparasitário injetável, indicado para combate aos parasitas internos e controle dos parasitas externos, como moscas, ácaros, sarna, carrapatos, entre outros. A versão com 50ml é indicada, principalmente, para casos de castração, já que parasitas podem se alojar facilmente no local da cirurgia, devido à exposição do animal com o solo e outros aspectos do campo. Duramec® 50ml é o único da categoria que possui revestimento plástico externo, que protege a embalagem de vidro, proporcionando maior segurança no armazenamento, evita a exposição à luz e facilita o transporte e a aplicação, devido ao suporte localizado na parte inferior da embalagem, que dá a opção para transportar o medicamento na cintura ou do jeito que o criador ou veterinário preferir, sem receio de prejudicar o produto.

Eurofarma busca fechar negócios na Jordânia
A Eurofarma anunciou sua intenção de associar-se a empresas jordanianas para exportar e lançar novos produtos no Brasil. A Jordânia, segundo a companhia, tem elementos dos dois mundos, o árabe e o ocidental, e ainda possui centros de pesquisa ativos. O então diretor de Assuntos Institucionais da Eurofarma, Ciro Mortella, informou que o País mostrou interesse pelo desenvolvimento de produtos nos centros universitários brasileiros. A Eurofarma pediu ao governo brasileiro que inicie contatos entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a agência reguladora na área de saúde na Jordânia para facilitar os negócios entre farmacêuticas dos dois países.

Eurofarma cria projeto social Ateliê-Escola
A Eurofarma lançou o Eurofarma Ateliê-Escola que é um projeto social que utiliza o principal elemento transformador de uma sociedade: a educação de suas crianças. Entre 1,5 mil e quatro mil crianças carentes, além de dezenas de professores, serão beneficiados pelo projeto, que funcionará durante todo o primeiro semestre do ano letivo. O projeto Ateliê-Escola é um programa inovador para a rede estadual e municipal de ensino e que já foi implementado com grande sucesso em Itapevi (SP), onde a empresa possui seu complexo industrial. Para Neide Rocha Sencovivi, gerente de Responsabilidade Corporativa da Eurofarma, o projeto é a ampliação do “Matéria-Prima”, que já é desenvolvido em Itapevi e que demonstra resultados surpreendentes. “A Eurofarma estudou com muito cuidado qual projeto poderia ser desenvolvido e, depois, ampliado. Além disso, o projeto deveria ter grande impacto no aprendizado das crianças e ser duradouro. Encontramos todas estas características no Ateliê-Escola e estamos muito felizes pela oportunidade de implementá-lo, beneficiando milhares de crianças”, conclui a gerente.

Biolab dá os primeiros passos no mercado externo
Os produtos da linha de hormônios femininos da Biolab já foram lançados em Moçambique, em Angola e Cabo Verde. A iniciativa é o resultado de uma parceria entre a farmacêutica brasileira e o grupo português Laboratórios Azevedo. Como relata o sócio fundador da Biolab, Cleiton de Castro Marques, a expectativa é exportar um milhão de dólares este ano. “É um volume pequeno, mas representa nosso primeiro passo concreto rumo ao mercado externo”, diz. Os passos seguintes já estão delineados. A empresa vai atuar na Argentina, Venezuela, México e Colômbia. Os parceiros locais foram selecionados e só aguardam a aprovação dos órgãos reguladores daqueles países para começar a atuar, o que deve ocorrer no início de 2011. Além disso, a Biolab fechou um acordo com a alemã Merz que representará sua linha de produtos cosmecêuticos (cosméticos com ações terapêuticas) na Europa. “Até 2014 dobraremos de tamanho, seremos uma empresa com vendas líquidas de R$ 1 bilhão”, afirma Cleiton.

Itatex destaca linha ITASIL para o mercado de plásticos
Com um vasto portfólio de produtos para termoplásticos, a Itatex destacou sua linha de minerais revestidos com aminosilano que, de acordo com o assessor técnico Ricardo da Costa, são pouco explorados pelos formuladores de compósitos termoplásticos. Dentre as suas principais características estão a melhora da rigidez e a resistência aos esforços de flexão e tração de peças termoplásticas fabricadas com Nylon 6, Nylon 6,6, PET, PC, ABS, PBT e PP modificado com anidrido maleico. Para estes casos, a Itatex disponibiliza a linha ITASIL 2115B, 4160, 4144, 4170, 3149 com o foco no mercado de peças automotivas e eletroeletrônicos. A Itatex também dispõe para outras aplicações vulcanizáveis com peróxido orgânico, como para fios e cabos especiais, produtos revestidos ainda mais específicos, tais como ITASIL 2115A e 2115D, ITASIL 2250A. O último produto é um antichama silanizado, não halogenado, à base de hidróxido de alumínio com características “free-flowing”. Os produtos revestidos são também indicados para materiais com propriedades híbridas, como é o caso dos termoplásticos elastômeros (TPR, TPO, TPX).

Aché lança Diosmin SDU
Em março o Aché Laboratórios lançou o Diosmin SDU (diosmina 900 mg e hesperidina 100 mg), a primeira apresentação brasileira desse medicamento em forma de sachê com dose única. Diosmin SDU é indicado no tratamento dos sintomas das varizes e de outros problemas relacionados à doença venosa crônica, além de ser indicado também na doença hemorroidária, inclusive nas crises agudas. “Com esta nova apresentação, que possibilita maior adesão ao tratamento – graças à facilidade de transporte e à comodidade do uso – mantendo a mesma eficácia dos comprimidos, Diosmin SDU se torna o primeiro medicamento da sua classe com possibilidade de uso em dose única diária”, explica Régis Teixeira, gerente de produtos da Linha Cardiometabólica do Aché. O produto será comercializado no sabor laranja/limão, em apresentações com 15 e 30 sachês de 5 gramas cada.

Aché anuncia segundo fármaco 100% brasileiro
O Sintocalmy, lançado pelo Aché, é indicado para o tratamento de ansiedade leve ou moderada, que contou com mais de seis anos de desenvolvimento e investimentos de R$ 4 milhões. As pesquisas, realizadas no Brasil, conseguiram elevar o teor de princípios ativos da passiflora, planta conhecida pelo seu fruto, o maracujá, e já usada em extratos. Agora, como Sintocalmy, foi possível diminuir as quantidades de compostos que não influenciam a ação do produto, chegando a um extrato padronizado, mais seguro e eficaz que os concorrentes. “Este processo é totalmente novo no mercado, o que nos garantiu a patente internacional do medicamento”, explica Carlos Melo, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Aché. A intenção da empresa é explorálo no Brasil e no exterior. “Já estamos em fase de negociações com parceiros na América do Norte, América Latina e Ásia para exportar a esses mercados”, diz Júlio Conejero, diretor da Unidade de Medicamentos Isentos de Prescrição.

Farmanguinhos cria inseticida biológico contra o mosquito da dengue
Após quase três anos de estudos, Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), criou um inseticida biológico capaz de matar as larvas do mosquito da dengue em 24 horas. A pesquisadora Elizabeth Sanches, que coordena o projeto, informou que o comprimido é inofensivo ao ambiente e à saúde humana e pode ser dissolvido em até cinquenta litros de água. “A pastilha é colocada na caixa d´água. Duas horas depois de ingerir o inseticida, a larva fica paralisada e, impossibilitada de alimentar-se, morre depois de 24 horas. O efeito do inseticida dura até 21 dias”, explica Elizabeth. Farmanguinhos, que detém a patente desses produtos, receberá os royalties pela comercialização e irá fiscalizar o processo de produção dos inseticidas nas empresas parceiras.

Servatis vai construir núcleo de alevinagem em Resende
A Servatis lançou no dia 19 de abril, a pedra fundamental do Núcleo de Conservação da Ictiofauna Nativa do Médio Paraíba do Sul, onde serão construídos dezesseis tanques para a criação de mais de um milhão de alevinos por ano, dependendo das espécies. “O objetivo é que se torne um centro de referência em alevinagem para a região do Médio Paraíba do Sul”, explicou o gerente de Meio Ambiente da empresa, Guilherme Gama. O lançamento da pedra fundamental foi precedido por um culto em ação de graças pelo aniversário de cinco anos de fundação da Servatis, um café da manhã para os funcionários e a inauguração do Espaço Servatis, um Centro de Lazer, Cultura e Qualidade de Vida para os colaboradores. “Hoje é um marco para a empresa. É também uma ocasião especial, pois estamos começando a construir um Centro de Alevinagem. Este centro receberá larvas de espécies de peixes nativas do Paraíba do Sul e, posteriormente, serão lançadas no Rio Paraíba do Sul, contribuindo de forma efetiva para o repovoamento do rio”, afirmou o presidente da Servatis, Ulrich Meier. A previsão é que as obras durem quatro meses e a unidade seja inaugurada entre o fim de agosto e o início de setembro, quando começa o período de reprodução dos peixes no Rio Paraíba do Sul.

Anterior

ABIFINA comenta a notícia

Próxima

Compensação Ambiental: Como dimensionar uma compensação baseado no prognóstico de algo que pode não ocorrer?