Em parceria com a PUC-RS, a Eurofarma acaba de anunciar o licenciamento de duas patentes para o desenvolvimento de um medicamento inovador, à base de uma molécula antioxidante que retarda a deterioração do organismo, conhecida como resveratrol.
Estudos nacionais e internacionais mostram que o resveratrol tem potencial na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e endocrinológicas, como o diabetes. Os pesquisadores da PUC-RS acreditam que a molécula estimula o caminho das sirtuínas, enzimas reguladoras dos mecanismos de longevidade. Com o envelhecimento, são ativados ou desativados genes que diminuem a capacidade de resposta do organismo ao estresse. A molécula agiria sobre eles, reduzindo a intensidade com que se expressam.
De acordo com os resultados obtidos até o momento, a expectativa é que o desenvolvimento resulte em um novo produto, com lançamento previsto para 2013. Antes da fase clínica (em humanos), e da comercialização do fármaco, serão mais bem avaliadas as ações do medicamento, suas propriedades e possíveis efeitos colaterais e restrições por faixa etária.
Oxiteno amplia unidade de produção de acetatos
A Oxiteno está investindo em uma nova unidade de acetatos em Mauá (SP). O objetivo deste investimento é ampliar a oferta de solventes e reafirmar a posição destacada que a empresa ocupa no mercado de solventes em todo o Mercosul.
Por meio desta nova unidade, a Oxiteno ampliará seu portfolio de produtos mediante a adição de novos acetatos à sua linha, expandindo sua capacidade de produção com um volume adicional de 40 mil t/ano, mais que duplicando sua capacidade produtiva para esta linha de produtos no Brasil. Esta nova unidade deverá iniciar suas operações no segundo semestre de 2009 e reforçará o posicionamento da Oxiteno como importante fornecedora de matérias-primas para os mercados de resinas, tintas, vernizes e tíneres, em forte expansão, associada ao crescimento dos setores automotivo, construção civil e embalagens.
Oxiteno inicia operações do escritório na Europa
Em julho, a Oxiteno Europe SPRL iniciou suas operações no escritório de Bruxelas, na Bélgica. A abertura do escritório visa criar novas oportunidades de crescimento e estar mais perto dos mercados e dos clientes na Europa, África e Oriente Médio.
A Oxiteno Europa reavaliará a atual rede de comercialização, preparando-se para incrementar as exportações de toda a linha de produtos da empresa, inclusive os produtos oleoquímicos. Outro ponto importante de atuação do escritório em Bruxelas é a adequação dos produtos Oxiteno ao REACH, a legislação sobre substâncias químicas da União Européia.
Milenia reduz geração de lixo em mais de 90%
Atendendo ao decreto de lei 276/08, da Prefeitura de Londrina, a empresa Milenia Agrociências reduziu em mais de 90% a geração de lixo que poderia ser levado para o aterro sanitário. Segundo o decreto, a concessionária contratada pela prefeitura coletará, no máximo, 200 litros por dia nas empresas.
A Milenia adotou vários procedimentos para reduzir a produção de lixo na empresa. Os funcionários responsáveis pela coleta seletiva organizaram reuniões setoriais com as equipes de todas as áreas da companhia para orientar e pedir mais atenção com o descarte de materiais, estimulando a mudança de hábito.
Balanço Social 2007
A Milenia publicou seu balanço social referente ao ano de 2007. Essa edição é bilingüe e conta com uma nova metodologia de apresentação dos resultados para facilitar a leitura e a compreensão das informações.
A publicação consolida os grande resultados obtidos pela empresa que atrelou suas atividades à sustentabilidade. Práticas sociais, ambientais, culturais e econômicas foram compromissos firmados pela empresa em 2007.
Cristália investe contra a falsificação de medicamentos
Tendo em vista as recentes e cada vez mais freqüentes apreensões de medicamentos falsificados, o laboratório farmacêutico Cristália incluiu um exclusivo sistema de proteção (packshot) nas embalagens de Helleva®, medicamento para disfunção erétil que está à venda nas farmácias desde janeiro deste ano.
O sistema traz um holograma em três dimensões de quatro cores, em design contínuo, aplicado no próprio blister, a embalagem interna que acondiciona os comprimidos.
Segundo o gerente de produto do Cristália, Marcello Portela, desde o início do desenvolvimento do Helleva®, a empresa decidiu investir neste diferencial. “O holograma é o único dispositivo utilizado no Brasil que garante efetivamente a origem do medicamento”, explica.
O mecanismo de segurança estabelecido por lei – a “raspadinha” (local da embalagem que, depois de raspado, revela o logotipo do fabricante) – embora ainda não tenha sido copiado pelos falsificadores, tem-se mostrado ineficiente à medida que o consumidor final, o paciente, não tem o hábito de utilizá-lo.
Aché investe para ter marcas líderes em gastroenterologia
Buscando aumentar a participação em um mercado potencial de R$ 897 milhões, o Aché passou a pensar em oportunidades para o crescimento de sua franquia de medicamentos voltados para doenças gastrintestinais com grande incidência na população, como gastrite, dispepsia, doença do refluxo gastroesofágico, helmintíase e infecção por H. pylori.
De acordo com o gerente de Marketing da Franquia, Carlos Cesar Bentim Pires, as estratégias para o crescimento da participação da empresa neste mercado foram divididas em diversas frentes de atuação, entre elas uma maior aproximação e relacionamento com formadores de opinião em gastroenterologia, reposicionamento dos preços e dos produtos – com base na análise do ambiente da concorrência e renegociação com fornecedores – e o investimento em pesquisa e inovação.
Inpal lança novidades
A Inpal traz como novidade o lançamento de produtos exclusivos no Brasil para o segmento têxtil. Esse processo iniciou-se em 2007, sendo apresentado com maior ênfase na Febratex 2008, em Santa Catarina. O primeiro lançamento é repelente à água, óleo e agentes químicos, protegendo os artigos têxteis de possíveis
manchas.
Já em parceria com a Devan Chemicals, a Inpal traz produtos que proporcionam proteção, segurança, conforto e bem-estar através de Gerenciador de Umidade (Moisture Management), Microencapsulamento de Essências, Stretch Recovery, Master Batch, Retardantes de Chamas ecologicamente corretos, entre outros.
A última novidade são os antimicrobianos, isentos de metais pesados, duráveis às lavagens e não-migrantes para a pele e o meio ambiente. Uma parceria com a Aegis Microbe Shield.
Neo Química é nova associada
Com mais de 45 anos de atuação na indústria farmacêutica, o Laboratório Neo Química passa a fazer parte do quadro de associados da ABIFINA.
Com 43.290 m² de área construída e cerca de 1.750 funcionários, o laboratório vem realizando vários investimentos em seu projeto de ampliação, aumentando a capacidade de produção dos atuais 22 milhões de unidades/mês para 30 milhões.
O Centro de Distribuição do Neo Química está instalado em uma área de 10.800 m2, possibilitando total rastreamento e segurança das movimentações realizadas em suas 12.800 posições de porta-pallets.
Seja bem-vindo.
Bio-Manguinhos recebe Acreditação do Inmetro
O Laboratório de Metrologia e Validação de Bio-Manguinhos (Lamev) recebeu o certificado de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O projeto foi iniciado em 2002 e sua concretização foi possível após a mudança do laboratório, em 2005, para as instalações do Centro da Qualidade – que integra o Centro Tecnológico Konosuke Fukai – devido aos requisitos de controle de temperatura e umidade.
Segundo Luiz Lima, chefe do Lamev e Debora D’Aiuto, responsável pelo Setor de Calibração, a acreditação conquistada para a calibração de balanças e micropipetas é um importante reconhecimento para Bio-Manguinhos, que atesta formalmente a competência do laboratório e de seu sistema de qualidade e processos de medição, segundo requisitos gerenciais e técnicos da norma NBR ISO 17025.
Bio-Manguinhos no Bio International Convention
Pela primeira vez o Brasil esteve presente no maior evento sobre biotecnologia do mundo, o Bio International Convention. Bio-Manguinhos esteve presente representando a Fiocruz. A participação do instituto foi importante para fortalecer o relacionamento com empresas do setor, laboratórios, pesquisadores e instituições de vários países.
Bio-Manguinhos inaugura Centro Tecnológico Konosuke Fukai
O Centro Tecnológico Konosuke Fukai foi foi inaugurado em julho em homenagem ao pesquisador japonês que teve fundamental importância para concretizar os acordos de transferência de tecnologia das vacinas contra sarampo e poliomielite na década de 80 com instituições japonesas.
O local, que reúne o Centro da Qualidade, Experimentação Animal e Antígenos Virais, tem cerca de 11.500 m2 e é composto por um conjunto de prédios, que inclui a área de produção de vacinas virais de Bio-Manguinhos, além do Laboratório de Experimentação Animal e dos departamentos de Controle e Garantia da Qualidade.
O diretor de Bio-Manguinhos, Akira Homma, lembrou durante a cerimônia de inauguração o papel de Konosuke Fukai para o instituto afirmando que “graças a ele, Bio-Manguinhos deu um verdadeiro salto tecnológico”, disse, mencionando o aprendizado nas áreas de produção e processos na unidade que contribuíram para erradicar estas doenças do nosso país.
Hebron no combate contra leishmaniose
O laboratório Hebron e a faculdade Mackenzie assinaram acordo de cooperação científica: uma parceria para combater a leishmaniose. A doença parasitária, que atinge milhares de pessoas no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, pela primeira vez, vai ter um medicamento fitoterápico que aja contra ela. O remédio, que já está nas fases finais de testes, será finalizado em São Paulo, nos laboratórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem previsão para ser lançado em dois anos.
Atualmente, no país, existem apenas três medicamentos no mercado para combater a doença, e o último foi lançado há 40 anos. O presidente do laboratório, Josimar da Silva, garantiu que o novo remédio não custará mais do que R$ 10,00 por utilizar uma planta existente no Brasil.
Mappel participa da 4a edição da Beauty Fair
A Mappel participa da 4ª edição da Feira Latino-Americana de Cosméticos e Beleza, a Beauty Fair. A empresa busca a divulgação da produção de cosméticos, em sua recém-inaugurada planta de Diadema – SP, que conta ainda com a assessoria na concepção e desenvolvimento de embalagens e produtos. Além disso ela mostra o envase de sachês, blisters líquidos e de maquilagem, monodoses, encartuchamentos e todas as soluções em embalagens de produtos cosméticos, farmacêuticos, alimentícios, veterinários e domissanitários,em sua unidade em São Bernardo do Campo – SP; e a fabricação e envase de cosméticos, além de envase de sachês e blisters cosméticos, na planta do Rio de Janeiro.
FCC SA e a Responsabilidade Socioambiental
Entre os meses de maio e junho, a Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. mobilizou esforços visando à promoção de temas ligados ao seu modelo de atuação responsável, ampliando sua visão de sustentabilidade para elos da cadeia produtiva.
A empresa realizou a Semana da Responsabilidade Socioambiental que mobilizou a força de trabalho e contou com o apoio de empresas parceiras para realizar palestras, caminhadas ecológicas e distribuição de mudas.
Como complemento destas ações, a empresa realizou treinamentos internos, visando à multiplicação dos principais conceitos ligados à Responsabilidade Socioambiental para toda a força de trabalho.
A Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. também recebeu a visita de 17 representantes de grandes empresas da Holanda por meio da ONG Maturi Ecologia Social. O objetivo dos visitantes foi conhecer os processos de gestão da empresa. A fábrica foi indicada pelo Comitê de Responsabilidade Social Empresarial da Firjan devido à sua participação atuante e ao reconhecimento pelas ações sociais desenvolvidas.
EMS é destaque no ranking 2008 do Valor 1000
O ranking 2008 do Valor 1000, destaca a EMS em segundo lugar no setor “Farmacêutica e Cosméticos”, atrás da Natura. O laboratório avançou duas posições em relação à edição de 2007, em que era a 4ª empresa entre as dez melhores do segmento. Entre as farmacêuticas, a EMS aparece na melhor colocação.
O Valor 1000 também aponta a EMS como a 3ª empresa em geração de valor, a 4ª em crescimento sustentável, a 6ª em receita líquida e em margem de atividade, e a 7ª em rentabilidade e em liquidez corrente.
“O trabalho sério e responsável da EMS é a causa de reconhecimentos como este. Nosso foco é a oferta de produtos de alta qualidade, eficazes e seguros, que nos garantem destaque na área em que atuamos”, enfatiza a diretora de Relações Externas da EMS, Telma Salles.