Fonte: Gov.br
31/10/23

A presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Barreiras se destaca em um importante Workshop voltado para combater agrotóxicos ilegais e promover as melhores práticas agrícolas. Este evento tem como objetivo fomentar, disseminar e promover a adoção de ações educacionais com impactos positivos na segurança no campo, na preservação do meio ambiente e na utilização correta de tecnologias de defesa agrícola, ao mesmo tempo em que visa reduzir práticas ilegais relacionadas aos insumos agrícolas contrabandeados e falsificados. O evento foi realizado em parceria com a ADAB-Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, e contou com a presença do Chefe da Delegacia da PRF em Barreiras, Cleiton Correia e policiais rodoviários federais que atuam na região. 

O comércio ilegal de insumos agrícolas é um dos maiores desafios enfrentados pela indústria agrícola no Brasil, atingindo mais de 20% do comércio de defensivos químicos e sementes no país. A disseminação de conhecimentos e o compartilhamento de informações sobre tecnologias e métodos de identificação de produtos falsificados, contrabandeados e roubados são, portanto, uma importante contribuição da PRF e de outras entidades aos órgãos de fiscalização e de segurança pública. Além disso, a colaboração na destinação adequada do passivo de insumos ilegais apreendidos por autoridades públicas é fundamental.

A colaboração entre diversas entidades e órgãos públicos é fundamental para combater o comércio ilegal de insumos agrícolas e promover uma agricultura mais segura, sustentável e em conformidade com a lei.

Matéria no site original

Anterior

Polícia Civil de Casa Branca investiga descarte de galões de agrotóxicos no horto florestal

Próxima

Em 10 meses, PRF apreendeu quase 11 toneladas de agrotóxicos em Passo Fundo e região