Fonte: Minuano 01/03/23
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO em conjunto com as Delegacias da 9ª Região Policial e o efetivo da Operação Hórus do Ministério da Justiça, juntamente com a Brigada Militar de Bagé deflagraram, na manhã desta sexta-feira (24), uma operação para o combate a crimes de roubo e clonagem de veículos, falsificação de cigarros e contrabando de agrotóxicos.
As investigações começaram em novembro de 2022, quando a Polícia Civil prendeu dois homens que estavam escoltando uma carga de cigarros falsificados pela estrada que liga Lavras do Sul à Bagé. Naquela oportunidade foi preso o dono da carga – um indivíduo natural da Jordânia, residente em Bagé, com extensa ficha criminal -, e outro homem que auxiliava no transporte da carga. Eles estavam em um veículo batedor de uma camionete, que transportava os cigarros. A camionete era roubada e estava com placas clonadas.
A partir das informações coletadas nessa ação foi possível identificar o indivíduo que estava no outro veículo, bem como diversos locais onde havia envolvimento de pessoas com os crimes investigados.
Foram cumpridos 11 mandados de Busca e Apreensão em Bagé e Aceguá. Durante as buscas de hoje a polícia apreendeu 170litros de agrotóxicos contrabandeados, um veículo com motor adulterado, cerca de $ 70mil em moeda estrangeira – dólares e pesos paraguaios -, e R$5.000,00 (cinco mil reais). O investigado foi preso com um mandado de prisão por uma condenação de 2018, da Justiça Federal.
O Delegado Cristiano Ritta destacou que a operação visa coibir os crimes na região da fronteira e tem um resultado positivo com a prisão de um importante criminoso da região, que movimentava grandes quantidades de cigarros falsificados.