Fonte: Terra
22/11/23

Os presos disseram que adquiriram os herbicidas no Uruguai e os levariam para vender na região central do estado

Por: Adriano Ribeiro
21 nov 2023 – 08h25

De acordo com a PRF, os presos, que são pai e filho, estavam em uma Fiat Doblo com placas de Rio Pardo, saindo de estrada vicinal e ingressando na BR 293, quando foram avistados pelos agentes e abordados.

Durante a abordagem, os policiais encontraram, no compartimento de carga, 502 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira introduzidos ilegalmente no país.

O pai, 65 anos e natural de Candelária, e o filho, 34 anos e natural de Cachoeira do Sul, disseram que adquiriram os herbicidas no Uruguai e os levariam para vender na região central do estado. O filho já possuía antecedentes por direção perigosa, apropriação indébita e adulteração de sinal identificador de veículo.

Eles foram presos e encaminhados à polícia judiciária, com o veículo e os agrotóxicos apreendidos e responderão pelo crime de contrabando.

Agrotóxicos de origem estrangeira tem sua importação proibida para o país, pois não possuem registro nos órgãos competentes e não possuem nenhum controle sanitário. O uso destes produtos representam um risco ao meio ambiente e a agropecuária, pois há a ausência de procedência e eficácia desses produtos para o controle e combate às pragas; risco a saúde pela exposição a componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como também para os consumidores de alimentos; e risco ao meio ambiente, pela exposição da fauna e da flora às substâncias químicas desconhecidas, que podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental.

Matéria no site original

Anterior

Receita Federal apreende mais de R$ 50 milhões por ano em produtos ilegais na região

Próxima

OMS divulga prioridades para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos adequados à idade para tratamento de doenças tropicais negligenciadas