Fonte: Bei
22/11/23

POR RAFAEL MENEZES |

14/11/2023 20:37
ATUALIZADO EM: 15/11/2023 16:11

A Receita Federal do Brasil, por meio da Delegacia de Santa Maria, realizou, na manhã desta terça-feira (14), um encontro com jornalistas para apresentar as ações desenvolvidas pela instituição. Os convidados foram recepcionados pelo delegado Alexandre Zorzo Rigues, que apresentou números, ações e balanços das operações da Receita Federal. O órgão que tem como responsabilidade a administração de tributos federais e o controle aduaneiro, além de atuar no combate à evasão fiscal (sonegação), contrabando, descaminho, contrafação (pirataria) e tráfico de drogas, armas e animais.

Ao todo, mais de R$ 50 milhões em produtos como cigarros, bebidas, eletrônicos, vestuários, perfumes, agrotóxicos, entorpecentes, armas, entre outros, são apreendidos por ano e encaminhados para os depósitos em Santa Maria e São Gabriel, na Região Central, em ações da própria instituição, além de outros órgãos de segurança pública. A maioria das apreensões está caracterizada em crimes de descaminho, onde não são recolhidos impostos sobre os mesmos e contrabando.

Durante a visita, foram apresentadas as dependências do local onde esses produtos são armazenados até receberem um destino final. Os participantes puderam ver a demonstração de um dos cães do Canil da Receita Federal que fez busca e localização de drogas em uma mala.

Materiais como agrotóxicos, lixo, baterias automotivas, alimentos sem procedência, cigarros, produtos falsificados que não é possível realizar a descaracterização são destruídos.

Anualmente, a Receita Federal realiza leilões de produtos apreendidos e veículos apreendidos, bem como também destina parte desse material para instituições e órgãos públicos. Recentemente, cidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul foram contempladas com doações de 750 pares de tênis.

Parcerias
A Receita Federal possui o Projeto Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), que é trabalhado em parceria com universidades locais, onde alunos dos cursos de Contabilidade prestam serviços para pessoas e microempreendedores que não possuem acesso a computadores ou não têm conhecimento nas questões tributárias, para que possam regularizar suas situações junto à Receita Federal de forma gratuita. Sendo assim os alunos adquirem conhecimento e experiência no futuro ramos de atividade, auxiliando na formação dos futuros contadores.

Matéria no site original

Anterior

Perseguição termina em apreensão de agrotóxicos em Rio Negrinho SC

Próxima

Pai e filho são presos transportando mais de meia tonelada de agrotóxicos na BR 293