Fonte: Dialnet
19/04/23

Os usos de agrotóxicos “contrabandeados” na fronteira Brasil-Paraguai e as experiências dos pequenos produtores rurais no Paraná (1960-2018)
Autores: Cíntia Fiorotti Localización: Tempos Históricos, ISSN 1517-4689, Vol. 25, Nº 2, 2021, págs. 129-161 Idioma: portugués Títulos paralelos: The uses of “smuggled” pesticides on the Brazil-Paraguay border and the experiences of small rural producers on the Paraná (1960-2018) EnlacesTexto completo (pdf)

O objetivo da pesquisa apresentada foi analisar: as pressões sofridas pelos trabalhadores e/ou pequenos produtores rurais que utilizam em seus cultivos agrícolas agrotóxicos “contrabandeados” do Paraguai para o Brasil; e, por outro lado, as alternativas desenvolvidas por aqueles que resistem ao envolvimento neste circuito para conseguirem permanecer com o trabalho no campo, por meio da produção orgânica ou agroecológica. Para tanto, são trazidas algumas informações sobre a circulação de agrotóxico nos limites territoriais entre os Departamentos de Canindeyu e Alto Paraná no Paraguai e a região Oeste do Paraná no Brasil. Esses dados foram levantados a partir de produções bibliográficas sobre o tema; matérias veiculadas em jornais locais; sentenças judiciais; entrevistas com produtores rurais e com agentes do Estado responsáveis pela fiscalização e/ou apreensões. A pesquisa filia-se a área de conhecimento da História Social

Matéria no site original

Anterior

Caoagro recebe duas moções de aplauso na Assembleia Legislativa

Próxima

Sada e Adapi iniciam semana de palestras sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos