Fonte: DI Regional
19/04/23

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) aprovou, por unanimidade, duas moções de aplauso ao Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (Caoagro/PCSC) por seu primeiro ano de atividades. As moções foram de autoria dos deputados estaduais Altair Silva (PP) e Maurício Eskudlark (PL).
A moção de aplauso ressaltou a importância do Caoagro no combate aos crimes contra o agronegócio no Estado, e o trabalho de excelência desenvolvido pelo Centro de Apoio nesse primeiro ano.
Nesse período, o Caoagro da Polícia Civil, com sede em Chapecó, realizou diversas investigações e operações policiais que resultaram na prisão de criminosos, na recuperação de maquinários agrícolas, animais e cargas subtraídas, bem como na apreensão de agrotóxicos contrabandeados, armas de fogos ilegais e produtos de origem animal sem procedência e/ou impróprios para consumo. Confira mais notícias de polícia
O Caoagro também participou de diversas feiras, palestras e seminários voltados ao agronegócio por todo o Estado, a fim de orientar os produtores rurais sobre o combate ao crime no campo e os meios de efetuar denúncias. A partir da criação do Centro, em 2 de fevereiro de 2022, a Polícia Civil passou a centralizar as atividades de polícia judiciária e inteligência, tornando mais eficiente o combate aos delitos contra o agronegócio e, sobretudo, o mapeamento das ocorrências em todo o Estado.
O Caoagro acompanha, em tempo real, todas as ocorrências policiais no território catarinense, vinculadas ao setor do agronegócio e meio rural, produzindo mapas de criminalidade por georreferenciamento, por cidade e região. Por fim, mapeou-se no primeiro ano de atividade a quantia de 830 boletins de ocorrência de fatos vinculados ao agronegócio no território catarinense, registros que foram devidamente analisados pelo Núcleo de Inteligência do Agronegócio (Nintagro), e repassados às unidades policiais, resultando na maior efetividade das ações policiais.

Matéria no site original

Anterior

Patrulha Rural do 8° BPM entrega placas de identificação de área monitorada durante Exponatec 2023 em nova Andradina

Próxima

Os usos de agrotóxicos “contrabandeados” na fronteira Brasil-Paraguai e as experiências dos pequenos produtores rurais no Paraná (1960-2018)