Fonte: NSC Total
04/10/23

Em três anos, quase 2 mil pessoas já foram detidas na Operação Hórus, que atua para combater crimes nas áreas de fronteira de Santa Catarina. Segundo dados da Polícia Militar, mais de 2.200 ocorrências já foram registradas com a apreensão de toneladas de drogas e milhares de munições, além de 10 aeronaves e centenas de produtos oriundos de contrabando.

A ação teve início em maio de 2020 e ocorre em todo o Brasil. No estado catarinense, o foco é a ação criminosa em mais de 150 quilômetros de fronteira de 45 municípios catarinenses, que fazem divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina.

Entenda a operação que “fecha” divisas em SC e 16 mil km de fronteira

Ao todo foram registradas 2.200 ocorrências em crimes relacionados a contrabando, tráfico de drogas e descaminho, que resultaram na apreensão de itens como eletrônicos, agrotóxicos e combustíveis. Conforme os dados da PM, além da prisão de quase duas mil pessoas, foram recolhidos:

550 armas de fogo;
20 mil munições;
100 mil garrafas de vinho;
14 toneladas de maconha;
3 milhões de maços de cigarro;
10 aeronaves.
— A atuação interagências, conciliando interesses e coordenando esforços entre as esferas nacional e estadual, garantem os bons resultados destes três anos — ressalta o comandate-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

Drogas, vinhos e agrotóxicos
Nos últimos meses, uma série de apreensões ocorreram durante a Operação Hórus. Em maio de 2022, por exemplo, um caminhão bitrem foi abordado na BR-163 com 800 caixas de vinho, sem o devido despacho aduaneiro. Em julho do mesmo ano, outro veículo também foi flagrado com 537 garrafas de vinho, descaminhadas da Argentina.

Ainda em 2022, uma bagagem com mais de 25 quilos de maconha, que estava envolvida em um balão para disfarçar o cheiro, foi localizada durante a abordagem de um ônibus de Foz do Iguaçu, no Paraná, que tinha como destino Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Já em março deste ano, um veículo carregado com diversos galões de agrotóxicos, oriundos da Argentina, foi apreendido em Chapecó. Por último, em agosto, mais de 300 quilos de maconha foram recolhidos em Bom Jesus, após um carro, onde estava um casal, ser flagrado com a droga escondida no porta-malas e no banco traseiro.

Matéria no site original

Anterior

Mais de 600 kg de maconha e agrotóxicos são apreendidos, em Senador Canedo

Próxima

Campo do Meio: PM apreende remédios falsificados para pulgas e carrapatos em cachorros