Fonte: Assembleia Legislativa BA
17/05/23

O deputado Antonio Henrique Junior (PP) sugeriu ao governador Jerônimo Rodrigues que crie um Batalhão da Polícia Militar (BPM) para a cidade de Luís Eduardo Magalhães. Em indicação endereçada ao chefe do Executivo, o parlamentar apresentou dados sociais e econômicos para justificar o pedido, e afirmou que, criado em 2000, o município do Oeste da Bahia é um dos que mais crescem no Brasil. Segundo dados estatísticos do IBGE citados no documento, nos últimos 20 Luís Eduardo Magalhães registrou “crescimento de mais de 350%”. A população gira em torno dos 100.000 habitantes.

De acordo com o legislador, o município possui a sexta maior economia da Bahia, é responsável por 60% da produção de grãos do Estado e a renda per capita é uma das maiores do Brasil. “Sua agricultura é pujante, diversificada e de grande produtividade, possuindo grandes áreas irrigadas, tendo como destaque a soja e o algodão”.

Na análise de Antonio Henrique Junior, a promessa de desenvolvimento econômico traz progresso e crescimento, “mas também traz problemas relacionados à segurança pública”. Lá, informou, crimes como tráfico de drogas, roubo de cargas de grãos, roubo de defensivos agrícolas, roubos de caminhão e conflitos agrários “figuram como ocorrências frequentes”.

Servido atualmente pelo 85º CIPM, cuja área de atuação “corresponde a quase o tamanho do Estado de Sergipe”, e com uma população de 100 mil habitantes, o município é dos poucos da Bahia com esse índice populacional que não possui um Batalhão de Polícia, garantiu o parlamentar. Segundo ele, a população atual de Luís Eduardo Magalhães supera as de Euclides da Cunha, Serrinha, Senhor do Bonfim, Irecê, Itaberaba e Guanambi, cidades que possuem de 84 a 88 mil habitantes e que, no entanto, são servidas por Batalhão da PM. Além disso, concluiu o deputado, o município é divisa estadual e recebe “uma grande migração” da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Matéria no site original

Polícia ambiental descobre depósito ilegal de agrotóxicos em SP
Anterior

Polícia ambiental descobre depósito ilegal de agrotóxicos em SP

Próxima

Grupo de Discussão Farmacopéia (PDG) avança significativamente em seus esforços de harmonização