No último dia 05 foram inauguradas no Instituto Vital Brazil – IVB, empresa do governo do Estado do Rio de Janeiro e associada da ABIFINA, as novas instalações destinadas às fases finais de produção de soros hiperimunes, que são obtidos através de imunizações específicas realizadas em equinos especialmente mantidos em fazenda da empresa. O Instituto é um dos Laboratórios Oficiais brasileiros, e fornece, dentro de sua linha de produtos, oito tipos diferentes de soros hiperimunes para o Ministério da Saúde, dentre os quais se incluem soros antipeçonhentos, antitetânico e antirrábico. Esses soros são produzidos pelo IVB desde sua criação.

As novas instalações se enquadram dentro das rígidas condições de Boas Práticas Fabricação (BPFs), exigidas e controladas pela Anvisa, e também amplia, significativamente, a capacidade de processamento de plasma obtidos do sangue coletado dos equinos, o que resultará em maior produtividade, com consequentemente potencial de maior oferta desses produtos ao Ministério da Saúde, e a possibilidade de exportação de quantidades que venham a exceder as necessidades do País.

Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde – MS, mais de 158 mil pessoas que precisaram de tratamento com esse tipo de medicamento, foram atendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde. A disponibilidade desse tipo de medicamento para uso do SUS se faz por meio de regular fornecimento ao MS. Em 2013, o fornecimento foi de 203 mil ampolas.

É importante mencionar que essas instalações, se necessário, poderão ter um uso compartilhado com outras instituições que produzem soros hiperimunes, fato que reforça uma importante política de colaboração entre os Laboratórios Oficiais.

A construção das novas instalações foi possibilitada com importante apoio financeiro do Ministério da Saúde, dentro das diretrizes de sua política de fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo conjunto de Laboratórios Oficiais.

No evento de inauguração, a Abifina foi representada pela Gerente Técnica da entidade, Ana Claudia Oliveira e, pelo Consultor Gilberto Soares, que dirigiu o IVB no período 1983-1987. 

Fazendo uso da  palavra, Gilberto Soares parabenizou , em nome do Presidente da ABIFINA Dr. Ogari Pacheco, dos demais membros da Diretoria e das empresas  associadas à entidade, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, representado pelo Secretário de Saúde,  Marcos Esner Musafir, e a Direção do IVB, na figura de seu Presidente, Dr. Antonio Werneck, e frisou que a nova unidade inaugurada concretiza, após muitos anos, o anseio do IVB em alcançar um novo patamar tecnológico na produção desse tipo de medicamento.

Também estiveram presentes à cerimônia, representantes do MS, da Anvisa, da UFF, o deputado estadual Felipe Peixoto, dirigentes de empresas associadas da ABIFINA, membros da família de Vital Brazil, e grande número de empregados do IVB.

Cristália vai expandir produção
Anterior

Cristália vai expandir produção

Próxima

Vital Brazil inaugura nova área de produção de soro e laboratório de artrópodos